Converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel

O CorelDraw juntamente com o Illustrator da Adobe são os dois softwares de ilustração mais utilizados no mercado. E o grande problema é justamente esse: alguns designers usam Corel outros Illustrator, e esses programas não são totalmente compatíveis entre sim, sendo necessário trabalhar com conversões para levar os arquivos de um software para outro.

Existem muitas forma de converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel, e neste artigo vou te mostrar as diferentes técnicas para abrir um arquivo CDR no Illustrator, PDF ou mesmo como imagem PNG no Windows/iOS sem nenhum programa adicional instalado.

Para demonstrar seu funcionamento, criei algumas situações hipotéticas para ilustrar seu funcionamento.

Situação 1 – “Quero enviar uma arte que criei no Corel para uma pessoa que não tem ele instalado. Como faço para que ela consiga abrir?”

Quem trabalha com CorelDraw precisa estar consciente de que não é comum as pessoas terem esse software instalado em seus computadores. Então, por exemplo, não adianta você enviar o arquivo CDR para o seu cliente aprovar, pois tem grandes chances dele não conseguir abri-lo.

O que fazer neste caso então?

Exporte seu design em alguma extensão como JPG, PNG que até em um telefone a pessoa que receber conseguirá abrir. Outra opções boa é o PDF, que mantém grande fidelidade ao seu arquivo CDR original, porém você corre o risco da pessoa que recebe-lo não ter um programa ou app instalado para visualizar arquivos desse tipo.

 

Situação 2 – “Recebi um arquivo CDR mas no momento não tenho o Corel Draw nem qualquer outro software vetorial.”

Se você recebeu um arquivo CDR e não tem o Corel instalado, precisará usar algum software intermediário para fazer a conversão ou importa-lo.

Como você sabe o CorelDraw é um software pago, e provavelmente você não vai querer comprar uma cópia (que é cara) somente para abrir esse arquivo que recebeu. Você pode até baixar uma versão trial que em 30 dias irá para de funcionar e caso receba outro CDR estará novamente em apuros. Por isso que o mais indicado é fazer o download do InkScape, que é uma espécie de “CorelDraw gratuito” que inclusive conta com uma versão portable que não precisa nem ser instalada em seu computador.

Com o InkScape você conseguirá abrir, exportar e até editar os arquivos CDR sem gastar 1 centavo. Para fazer o download do software InkScape clique aqui.

Caso queira uma segunda opção de programa mais leve que converta arquivos do CorelDraw para Illustrator (Ai), PDF, SVG, etc., existe um software chamado UniConvertor que eu explico como usar tutorial que você pode ver clicando aqui.

A seguir apresento mais um conversor de arquivos CDR, AI, etc. que pode te ajudar…

 

Situação 3 – “Trabalho somente com Illustrator e recebi um arquivo CDR que não consigo abrir nem importar.”

Apesar do Illustrator ganhar adeptos todos os anos, o Corel contínua sendo muito forte – principalmente aqui no Brasil. Por esse motivo é comum designers enviarem arquivos CDR para você que usa o software da Adobe.

Mas isso não é um grande problema. Basta você solicitar a pessoa que enviou o CDR que exporte para AI, PDF ou EPS e envie para você abrir no Illustrator.

Caso isso não seja possível, terá de usar algum software complementar como o InkScape e o UniConvertor que já apresentei para você.

Outra opção rápida e prática – pois dispensa o download e instalação de programas é usar o CloudConvert, que é um software online que consegue converter arquivos do CorelDraw em PNG, PDF, AI, etc.

Tutorial do CloudConvert

1 Para tanto, acesse https://cloudconvert.com/

2 Clique no botão SELECT FILES e localize o CDR que deseja converter

Converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel

3 Na página que se abrirá clique em SELECT FORMAT e depois localize PDF (posteriormente você pode testar outras opções para ver qual delas mantém a maior fidelidade com o original)

CorelDraw em AI

4 Depois basta clicar no botão vermelho START CONVERSION (dependendo do tamanho do arquivo a conversão pode demorar um pouco)

Tutorial do CloudConvert

5 Depois de concluído basta clicar em DOWNLOAD

converter diferentes formatos de vetores

6 Pronto, o arquivo será baixado para a pasta destinada a downloads do seu navegador. No meu caso, o Google Chrome mostra o download concluído no canto inferior esquerdo da janela.

conversor online de vetores CDR e AI

Situação 4 – “Trabalho com CorelDraw mas preciso enviar o arquivo para uma pessoa abrir no Illustrator”

Se você leu o tutorial aqui já sabe como enviar o seu arquivo CDR para outro designer ou gráfica abrir no Illustrator. Mas tive que colocar esta situação aqui para alertar os profissionais dos “perigos” disso.

Tanto o uso de conversores quanto a exportação para outros formatos no próprio CorelDraw pode trazer distorções a projetos mais complexos. Já me aconteceu de perder, por exemplo, gradientes que no Corel estavam lindos e no Illustrator viraram tarjas de somente uma cor.

Claro que tanto os conversores quanto o Exportar do Corel estão a cada versão melhores, mas não custa se prevenir de erros. Já imaginou que desastre mandar para a gráfica sua arte exportada para AI e ser surpreendido por um erro de conversão quando os impressos chegarem?

Por isso é fundamental sempre mandar uma prova digital junto com o seu arquivo convertido ou exportado.


CorelDraw em AI sem mistério

Como você pode ver, existem diversas situações onde alguém pode precisar converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou até em versões anteriores de CorelDraw (que infelizmente até a versão atual continua com a palhaçada de não conseguir abrir arquivos de versões mais recentes).

Por isso é fundamental você ter o conhecimento do arsenal de técnicas disponíveis para lidar com diferentes formatos de vetores.

Caso você trabalhe profissionalmente como designer, sugiro que faça o download o InkScape. Não para usá-lo em seu dia-a-dia de trabalho, mas sim para te-lo como um coringa quando precisar levar diferentes tipos de arquivos de um software de design para outro.

1 comentário em “Converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel”

Deixe um comentário