Efeitos da umidade na serigrafia (silk screen)

Moro no Rio Grande do Sul, e como você já deve saber o inverno aqui é o mais “complicado” do Brasil. Não estou reclamando do frio de rachar, e sim da umidade que deixa todos que trabalham com serigrafia pra lá de estressados.

Assim como o tempo exageradamente seco prejudica o trabalho com silk (entupimento de telas), o tempo úmido causa transtornos para os profissionais que devem estar atentos a vários fatores:

Tenha paciência

As telas demoram muito mais para secarem depois de lavadas, assim como precisam “descansar” muito mais tempo depois de emulsionadas. Portanto não tenha pressa, dê tempo ao tempo. Você pode usar o seu soprador térmico para acelerar a secagem das telas lavadas, porém sempre com paciência para não queima-las. E quanto a emulsão, não tem jeito: se você pressionar com o dedo sobre a tela e ela ainda estiver pegajosa, é um sinal que precisa esperar ela secar mais.

Efeitos da umidade na serigrafia (silk screen)

Apresar a secagem da emulsão para gravar com pressa, ou ainda gravar com a emulsão parcialmente seca, irá resultar em uma tela fraca e cheia de defeitos, que facilmente se abrirá durante a estampagem.

Cuidado com plastisol

Se você usa tintas plastisol, atenção redobrada nestes dias úmidos. As peças (malhas e tecidos principalmente) por si só retem umidade, e com isso o tempo de cura precisa ser aumentado. Faça alguns testes de cura antes de fazer uma tiragem grande para evitar problemas de estampas quebradiças e que se desgrudam.

plastisol em dias umidos

Você tem alguma dica para contornar problemas de umidade na serigrafia? Deixe nos comentários abaixo…

 

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.
  • Quer perguntar para mais pessoas? Acesse nosso forum http://estampaweb.com/forum/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*