Programas para desenhar estampas

O designer de estampas é o profissional que faz desenhos em superfícies de produtos no geral, como camisetas, capinhas de celular, canecas, capas, copos, bolsas, almofadas e por ai vai. Por esse motivo que o design de estampas também é conhecido como design de superfícies, o que mostra o quão ampla é a sua aplicação e consequentemente o seu mercado.

Comece do zero seu negócio de Personalizados, e lucre de 3 mil a 5 mil mensais da sua casa, trabalhando 2 horas por dia, sem precisar de máquinas

Por ser um tipo de profissional tão “flexível”, para ser considerado um Designer de Estampas Profissional é necessário dominar uma série de softwares e técnicas. É preciso um conhecimento multidisciplinar para aplicar as diversas técnicas do design como a ilustração, edição de imagens, a tipografia, etc.

Programas para desenhar estampas

Mas de nada adianta ter grandes ideias e conhecer muita teoria se não conseguir transformar tudo isso em estampas. Para tanto surge a necessidade do domínio de 2 tipos de softwares diferentes:

  • Software para ilustração vetorial;
  • E software para edição de bitmaps.

Bom, o intuito aqui neste artigo não é te mostrar a diferença entre vetores e bitmaps… disso vou falar com você em outra ocasião. O objetivo deste texto é apresentar para você os programas para desenhar estampas, que são:

Para ilustração vetorial:

  • CorelDraw
  • Illustrator
  • Inkscape (Grátis)

Para edição de imagens:

  • Photoshop
  • Photopaint
  • Gimp (Grátis)

Claro que você vai optar somente por um software em cada categoria pois, por exemplo, o CorelDraw e o Illustrator servem para o mesmo objetivo. O mesmo vale para os programas de edição de imagens.

Qual o melhor?

Todos esses softwares têm seus prós e contras, por isso é tão complicado em um texto de poucas palavras como este eu fazer um review completo sobre cada caso. O que posso te adiantar é que atualmente no design de estampas os softwares mais utilizados são o CorelDraw ou Illustrator para ilustração e o Photoshop para edição de bitmaps.

Por esse motivo que no curso Design de Estampas, no Módulo 2 você vai aprender a ilustrar usando o software de ilustração vetorial Corel Draw ou se preferir poderá optar pelo módulo de Adobe Illustrator. Você aprenderá desde instalá-los até usar suas ferramentas para criação de estampas para moda, foto produtos, brindes, etc…

camiseta-estampada-engracada

E no Módulo 3, sobre edição de imagens bitmap, é usado o programa Photoshop. As aulas vão do básico até a edição avançada, onde você aprenderá a criar texturas e padronagens exclusivas, editar imagens que pegou na Internet e usar todas as criações feitas no Photoshop no CorelDraw.

Como o curso foi desenvolvido tanto para pessoas que já trabalham na área do design quanto para quem está começando do zero, existem aulas que ensinam os princípios básicos dos programas, que podem ser puladas por alunos mais experientes porém são fundamentais para quem está começando.

Onde conseguir esse programas?

Você deve estar se perguntando “E seu eu não tiver esses programas?”. Não tem problema, no curso você aprenderá onde consegui-los de forma trial.

Se você ainda não faz parte da nossa turma de Design de Estampas. Clique aqui para se matricular e começar ainda hoje.

Logo-pequeno


Bom, por enquanto é isso… espero ter respondido a sua dúvida. Não deixe de ler também o artigo Como criar estampas – O Guia Definitivo do Design de Superfícies.

Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo…

23 comentários em “Programas para desenhar estampas”

  1. Olá Marco,
    Eu me interessei em fazer o curso, mas gostaria de tirar uma dúvida com você. Na verdade, eu já fiz essa pergunta, porém eu não sei através de qual canal. Não encontrei a resposta. Fazendo a pergunta aqui no comentário onde poderei ser respondida? eu gostaria de saber se você ensina a mexer nos programas para fazer as estampas. Eu não tenho conhecimentos de Corel e de Ilustrator. Estou fazendo um curso de Photosho no momento. Outra coisa que queria saber é sobre o MAC. Eu tenho um e tenho dificuldade de instalar programas nele. É possível instalar esses programas no MAC? Ele é um pouco antigo, vesão OS X 10.5 e não estou conseguindo fazer atualizções. Obrigada por sua atenção. [email protected]

    Responder
  2. Adorei o site! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento! Gostaria muito de fazer o curso, existe alguma forma de obter algum cupom para ter desconto?
    Estou iniciando agora e o orçamento esta apertado.

    Responder
    • Olá, Flavia… infelizmente não temos cupons de desconto. O curso está muito barato se você for analisar, pois ele é um curso de design de estampas + curso de Corel + curso de Photoshop. Se você fosse fazer cada curso separado já custaria bem mais do que o nosso curso todo. ABRAÇO

      Responder
  3. olá
    tenho uma duvida, quando eu terminar o curso ganho um comprovante de conclusão ou certificado quanto vai me custar a mais.
    gostei do curso estou querendo muito fazer,
    obrigado
    fico no aguardo

    Responder
    • Olá, Andreson… ganha sim o certificado de conclusão sem nenhum custo adicional.
      ABRAÇO

      Responder
  4. Olá… eu gostaria de fazer estampas para almofadas usando sublimação, mas tudo é novo para mim. Gostei deste curso e você acha que devo começar por esse.?

    Responder
    • Oi Adriana… acredito que para você que está começando o curso será MUUUUITO bom, pois vai clarear o ramo para você.
      ABRAÇO

      Responder
  5. Peculiaridade de software
    Aqui, as opiniões divergem. Muitos reclamam que o Illustrator é pesado demais e portanto trava com maior frequência, e outros reclamam que é o Corel que, apesar de leve, trava muito mais.

    Já uma coisa é certa: não existe versão de Corel Draw para sistemas operacionais Mac. Isto é um sério problema que a Corel ainda não remediou, tendo em vista que a Apple é o queridinho dos designers (e não por falta de mérito). Usuários Mac que precisam rodar o Corel Draw precisam recorrer muitas vezes a um computador com Windows, instalar um emulador ou o próprio Boot Camp para rodar uma versão mais leve do Windows afim de poder abrir um CDR.

    Responder
    • Verdade Carlos… Corel em Mac não roda! Obrigado pela colaboração. ABRAÇO

      Responder
  6. Olá.Marco tudo bem.Sempre assisto seus vídeos no YouTube e são muito interessantes.Tenho algumas dúvidas.Se puder me esclarecer,ficarei feliz.
    Eu gostaria de saber se uma Pessoa que quer fazer estampas exclusivas se precisa saber desenhar.Tenho vontade de algumas estampas serem assim.
    Mas a minha maior vontade é estampar meus heróis de HQ,se o meu site ficar conhecido posso ser multada por direitos altorais da Marvel?É se isso corre o risco de acontecer,gostariA de saber onde consigo permissão prA vender as camisetas e se vale a pena aceitar a exigência de comissão deles em cima do lucro da camiseta.
    Espero que me responda.Tenho muito interesse no curso mas quero tirar essas dúvidas.
    Se quiser responder no meu email é [email protected]
    bjs

    Responder
    • Olá Jovy… para criar estampas não é necessário saber desenhar a mão, porém é fundamental dominar os programas de ilustração vetorial e edição de imagens. Temos inclusive um curso completo sobre o assunto: http://designdeestampas.com.br/comprar/
      Para se licenciar com a Marvel ou qualquer outra marca é necessário procurar os responsáveis pelo Licenciamento deles aqui no Brasil. Faça uma pesquisa no Google ou envie um e-mail para eles que não deve ser difícil de descobrir.
      ABRAÇO

      Responder
  7. Olá, gostaria muito de receber informações do curso de design de estampas pois gostaria de fazer.
    É possível?
    Meu email é [email protected]
    Podem me ajudar?

    Responder
  8. Marcos boa tarde,tenho uma dúvida estou querendo dar iniciar com estampas em roupas infantis,tenho algumas dúvidas acabei de vê se eu vídeo explicando sobre o curso! Como faço para saber se meu computador irá aceitar os dois programas que você utiliza para explicações das aulas? Com esse curso consigo também aprender a fazer estampas em chinelos? Qual a diferença entre sublimação e transfer?
    Tenho medo de comprar o curso e meu computador rejeitar os programas,e outra coisa o Corel e o Photoshop são progamas que tem que ser pago né ?

    Obrigada
    Karolina

    Responder
  9. Oi Marco, me interessei bastante no curso, posso fazer essas estampas em chinelo? Tenho Mac, qual software tenho que usar? Vocês têm pra fazer um download?

    Responder
  10. Você ensina neste curso a mexer nas ferramentas principais do coreldraw e photoshop?

    Responder
  11. ola uma sugestão fazer um modulo ou verão para programas como gimp,inkscape

    Responder
  12. Olá Marcos espero que consiga fazer o curso o mais breve possível.

    Responder
  13. Obrigada pela partilha!!!
    Amei essa lista! Eu não sou profissional da área . Eu uso essa mesa digitalizadora XP-Pen Artist 22R Pro para photoshop & Illustrator e chega-me bem, mas eu sou amador no assunto.

    Responder

Deixe um comentário