Áreas para Trabalhar com Estampas

Diariamente as pessoas me questionam: “Eu gostaria de trabalhar com estampas, por onde começo?“.

Sempre tenho dificuldades em responder à essa pergunta, e hoje entendo o porque disso: pelo fato de existirem diversas áreas para se trabalhar com estampas, ou seja, não existe uma resposta curta ou simples para a pergunta que muitos fazer.

Se você está pensando em começar no ramo das estampas é importante ler este texto… com certeza vai esclarecer muitas coisas para você e te mostrar qual é o próximo passo que deve dar para transformar seu sonho em realidade. Ai vão as principais áreas para trabalhar com Estampas:

Produtor

Com os equipamentos para estampar a cada dia mais baratos, principalmente os de sublimação, muita gente tem entrado para o ramo da estamparia na produção de produtos.

Com um investimento de R$ 5000,00 é possível hoje em dia começar a produzir canecas, camisetas, material de escritório, decoração, entre diversos outros. Claro que tudo isso dentro de certas limitações impostas pela técnica da sublimação, que atualmente é a mais barata de se começar.

Com esse boom da sublimação diversos micro empreendedores estão começando seus negócios em casa mesmo, muitas vezes conciliando com outro emprego.

Quem trabalha com produção pode tanto criar sua marca própria e comercializar seus próprios produtos como produzir de forma terceirizada para outras empresas, com é o caso de diversas fabricas que conheço que produzem para grandes grupos como Renner e C&A.

Designer Freelancer

No ramo da estamparia uma das carreiras que mais vem crescendo é a de designer, principalmente pela necessidades que as marcas têm de criarem produtos diferenciados e inovarem a cada lançamento. Com tanta gente entrando na produção de produtos estampados os produtos todos acabam ficando muito parecidos, dificultando a venda e derrubando as margens de lucro.

Designer Freelancer de Estampas

Por esse motivo que o designer de estampas é contratado? Ele tem a missão de criar estampas exclusivas para as marcas a fim de evitar aquele tradicional “copia e cola” da Internet que a grande maioria das pessoas que trabalham com estampas atualmente está fazendo.

Caso queira aprender mais sobre a profissão de designer de estampas, clique aqui.

Outra possibilidade que surge hoje em dia para o designer de estampas é criar uma loja virtual e vender seus arquivos pela Internet. Já existem diversas pessoas e agências ao redor do mundo fazendo isso, porém o mercado é muito grande e sempre receptivo a novos e talentosos profissionais.

Marca própria

Criar sua própria marca e comercializar, seja pela Internet ou em uma loja física mesmo, é outro empreendimento que muitas pessoas que desejam trabalhar com estampados está seguindo.

Basta você dar uma volta em qualquer shopping center que verá a quantidade de lojas e quiosques vendendo camisetas engraçadas e canecas e almofadas personalizadas. Até mesmo o setor de fotografia, que sofreu muito com a chegada das máquinas digitais está transformando a maioria de seus laboratórios fotográficos em lojas de foto produtos.

O vídeo acima mostra um processo bem simples de estamparia de canecas.

A maior dificuldade em trabalhar com marca própria é o investimento alto. Seja você mesmo produzindo ou mandando terceirizar, precisará de uma boa quantia de dinheiro para montar seu estoque e sua estrutura para comercialização, além da necessidade de investimentos em marketing, registro de marca, etc.

Loja de insumos

Se seu talento está no comercio, pode entrar no ramo vendendo tintas, maquinário, equipamentos, acessórios, e tudo mais relacionado a produção de estampas.

Áreas para Trabalhar com Estampas

Se optar por esse caminho, o ideal é conhecer bem a técnica de estamparia para a qual vai vender seus produtos, para conseguir dar a assessoria que seus clientes vão precisar. Ou seja, não se atreva a tentar vender máquinas para silkscreen sem saber nada sobre serigrafia!

Dependendo de seu modelo de negócio entrar para esse mercado não é tão caro. Vejo diversas pessoas vendendo materiais pelo Mercado Livre e despachando pelos Correios, evitando assim a necessidade de alugar uma sala comercial e possibilitando a venda para todo o Brasil.

Instrutor

Caso você já esteja em um nível mais elevado no ramo da estamparia, pode ganhar um bom dinheiro trabalhando como instrutor, consultor ou professor.

Diversas empresas precisam de consultores e instrutores para treinar seus funcionários, e diversas pessoas procuram por cursos de sublimação, serigrafia, etc. Mercado existe, porém se você não for conhecido nesse mercado precisará fazer um grande investimento em marketing pessoal.


Gostou do texto? Espero ter lhe ajudado a esclarecer sobre o mercado de Estampas. Se tiver alguma dúvida, ou se souber de mais algum ramo da estamparia que poderia constar neste texto deixe nos comentários abaixo… ficarei feliz em receber seu feedback.

 

3 thoughts on “Áreas para Trabalhar com Estampas

    • Olá… nosso curso é à distância. Modéstia parte, é BEEEEM melhor que presencial. Pois você igual terá o acompanhamento de um professor e ainda poderá estudar em casa quando tiver tempo livre.

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.
  • Quer perguntar para mais pessoas? Acesse nosso forum http://estampaweb.com/forum/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*