Estampas em alto relevo

O alto e baixo relevo são efeitos interessantes que dão caráter de tridimensionalidade e de textura as artes. Existem diferentes formas de fazer estampas em relevo em roupas, porém a maioria das peças que vemos no mercado são feitas ou em embossing ou com tintas do tipo plastisol, das quais falaremos neste artigo.

A técnica do embossing

Também conhecida como Heat Emboss (emboss quente), relevo quente ou ainda somente Emboss, a técnica do embossing é bastante antiga. Apesar de já ter sido amplamente utilizada na moda no passado, atualmente não vemos tantas peças de roupas – principalmente de grandes fabricantes – produzidas com embossing. Qual o motivo disso? Em minha opinião pelo simples fato de não estar na moda no momento em que escrevo este artigo, o que nos leva ainda a concluir que a qualquer momento pode voltar.

Exemplo de camiseta com estampa tipo embossing.

Exemplo de camiseta com estampa tipo embossing.

Como o site Estampa Web é voltado a design de estampas, é óbvio que o foco deste artigo será embossing em roupas e afins, porém que fique claro que a técnica não se limita a isso. O embossing é muito utilizado em calçados, confecção de brindes, indústria gráfica, entre outros.

Mas afinal, como é feito o embossing?

Para fazer o embossing você precisa basicamente de uma máquina de Alta Frequência do clichê com o formato do alto relevo que você deseja estampar. No vídeo a seguir é possível ver o processo de fabricação daquelas etiquetas para jeans feitas em embossing.

Neste próximo vídeo é possível ver o processo de relevo embossing sendo realizado em um detalhe para calçado:

Para adquirir máquinas para trabalhar com estampas em alto relevo do tipo Embossing sugiro você entrar em contato com a Metalnox. Há um tempo atrás vi em uma feira que eles dispõem desse tipo de material.

Vale ainda comentar que o embossing muitas vezes é utilizado com outras técnicas como a serigrafia, e que apesar de ser utilizado em diversos materiais, estampas do tipo embossing na moda podem ser vistas com maior frequência em couro, moletom e jeans.

Plastisol Alto Relevo

Outra forma muito utilizada de fazer estampas em alto relevo (ou estamparia 3D, como muitos chamam) é utilizando serigrafia (silk-screen) com tintas plastisol, plastisois alto relevo, para ser mais exato. De grosso modo o plastisol, para quem não conhece, é uma “tinta” muito espessa que se assemelha a um gel, o que possibilita a criação de diversos efeitos de texturas.

estampas em alto relevo com plastisol

Uma das formas de fazer esse tipo de estampa é gravando uma tela (matriz) em 3D, com emulsão especial, que deixará a própria matriz com relevo. Eu já gravei matrizes assim utilizando a emulsão Unifilm 3D da Agabê, e confesso que apesar de funcionar, é um trabalho bastante demorado e minucioso.

Emulsão 3D da Agabê para alto relevo estampas

Emulsão 3D da Agabê para alto relevo estampas

A outra forma é utilizando uma matriz gravada com emulsão comum, porém na hora de estampar dar diversas demãos de tinta plastisol alto relevo base cinza, sempre curando cada demão com ajuda do flash ou soprador térmico antes de dar a próxima. Mas porque usar o relevo base cinza? Pois na minha experiência é a que mais “cresce”, dando um bom relevo com poucas demãos e permitindo que posteriormente você estampe as demais cores sobre ela.

Claro que isso é uma opinião particular, você pode usar as bases relevo que preferir.

Como são criadas estampas em alto relevo com plastisol?

Para ver todo o processo de fazer alto relevo com plastisol, assista o vídeo a seguir:

Veja diversas peças muito bem feitas em plastisol alto relevo no vídeo abaixo. No caso foi utilizado provavelmente um plastisol relevo base para dar o efeito 3D, depois foi aplicado plastisol dourado e por fim uma demão de plastisol glitter ou super brilho:

Lembrando sempre que o silk em plastisol é um processo mais caro que a tradicional serigrafia com tintas “comuns” pois exige todo um aparato de equipamentos, como flash para secagem de demãos durante o processo e estufa polimerizadeira para “curar” a tinta.

Se você quiser falar com um pessoal que entende muito de Plastisol entre em contato com a Gênesis. Fiz um curso com eles há 8 anos atrás e aprendi muito. Além disso eles possuem para vender todos os insumos necessários para trabalhar com plastisois.

Conclusão sobre estampas em alto relevo

Apresentei neste artigo as duas principais técnicas empregadas para a confecção de estampas com alto relevo: o embossing e a serigrafia plastisol. Como você pode ver, ambas diferem muito uma da outra, e possibilitam trabalhos totalmente diferentes, se mostrando assim técnicas complementares, ou seja, uma jamais substituirá a outra.

Mas não existem outras formas de fazer estampas em alto relevo? Sim, existe, porém não com a mesma qualidade do Embossing e do Plastisol. Existe por exemplo o silk com tinta comum emborrachada, do tipo “puff” (pufi) que já foi muito utilizada no passado porém como deixa a desejar em qualidade, esta quase que esquecida.

Se conhece outra técnica de estamparia em 3D, compartilhe conosco nos comentários abaixo. Ou se tiver alguma dúvida, pergunte abaixo também. ABRAÇÃO

8 thoughts on “Estampas em alto relevo

  1. Faço prestação de serviços em bordados e agora estou estudando a técnica do embossing para fazer em jeans. Alguém saberia me informar o que eu aplico embaixo da peça prensada para que na hora da lavagem o relevo não desapareça?

    Obrigada
    Renata

  2. Queria saber o que é aplicado em camisetas de algodão em prensa termica para dar o efeito do embossing, seria silicone, resina se for… onde posso comprar?

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.
  • Quer perguntar para mais pessoas? Acesse nosso forum http://estampaweb.com/forum/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*