Melhor data para lançar uma coleção de roupas

Mais um texto para quem esta pensando em criar – ou já criou – a própria marca de roupas. Garanto que assim que começou a desenvolver os produtos, pensou em qual a melhor data para lançar uma nova coleção de roupas?

Já passou pela sua cabeça que a data que você colocará suas peças no mercado pode influenciar nos resultados da coleção? Provavelmente enquanto estava criando essa nova linha de roupas gastou muito tempo pensando em qual conceito utilizar, que tipo de design seus clientes gostariam, quais as cores e looks que vão compor, etc. Porém é preciso atentar também para a data de lançamento, pois ela é tão importante quanto as roupas propriamente ditas. Como já mencionamos no artigo anterior, planejar é fundamental para qualquer tipo de negócio.

Quem já esta há algum tempo no mercado provavelmente notou que existe uma variação na quantidade de vendas de uma nova coleção dependendo da época do ano, e mesmo do período do mês em que acontece o lançamento. Caso não tenha percebido, olhe pra trás, procure alguns relatórios e observe a diferença nas vendas.

Se você esta só começando, podemos lhe dar uma dica de quando lançar suas coleções, ou seja, quando colocá-las a venda para o seu consumidor final.

Qual a melhor data para lançar uma coleção de roupas

Quando lanço minha coleção?

Obviamente que todas as pessoas usam roupas, até os índios que andavam pelados até pouco tempo atrás hoje em dia usam roupas. Mas nem por isso que as pessoas compram roupas todos os dias, ou o mês inteiro.

Como a grana da maioria dos brasileiros é “curta”, as pessoas começam o mês pagando suas contas de água, luz, internet, telefone, etc. e ainda os financiamentos de automóveis e casa própria. Depois, com o que sobrar disso, que elas investirão em roupas, sapatos, perfumes, jantar fora, ir ao cinema, etc.

Uma data de lançamento bem orquestrada deve levar em consideração isso tudo. Ou seja, como não é exatamente uma prioridade para a maioria das pessoas a compra de roupas, você deve ter em mente que bem o comecinho do mês pode não ser a melhor data para aquela mega promoção de lançamento.

E que tal o fim do mês? Pior ainda, pois as pessoas ou já gastaram o dinheiro ou já o investiram.

Portando, a segunda semana e o início da terceira é o ideal, as contas principais estarão liquidadas, e como depois de cumprir com os deveres vem aquele momento de alívio, satisfação, e ainda sobrou o suado dinheiro do trabalhador, ele com certeza estará mais disposto a comprar roupas, acessórios, sapatos, etc.

O seu público alvo, quando tiver dinheiro no bolso e não estiver mais preocupado com as contas para pagar, ao ver aquela camiseta linda, com uma estampa criativa e diferenciada, tem mais chances de comprá-la.

E você o que acha? Usa outra técnica ou data de lançamento? Ou acredita simplesmente que a data de lançamento de uma coleção de roupas não influencia nas vendas da mesma? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Não deixe de ler ainda o artigo sobre criar camisetas para vender pela internet 🙂

4 comentários em “Melhor data para lançar uma coleção de roupas”

  1. olá estampaweb, eu estou tentando entrar no ramo de criação e comercialização de camisetas mais ainda não tenho experiência em criação de estampas e tambem não sei como conhecer os gostos dos consumidores, como posso superar tudo isso?

    Responder
    • Olá Nelson,

      Muito legal a sua iniciativa. Continue acompanhando o site Estampa Web que você aprenderá muito com nossas matérias.

      ABRAÇO

      Responder
  2. oi, meu nome é Fátima e vivo em Portugal estou cursar Marketing, Publicidade e Relações públicas.
    estou a 1 ano com ideias muito
    bonitas para criar minha marca de roupa pode existir mas até agora não
    encontrei nenhuma iniciativa igual a minha, porém não tenho prática em desing de moda,
    será que isso pode me prejudicar caso inicie este meu sonho e gosto?
    outro problema é que a pessoa na qual tenho confiança para criar as tais peças
    vive em Africa( Senegal) como posso planear as coleções sem o ter por perto?
    já deveria ter começado a criar as roupas para eu poder vende no verão deste ano
    que começa em junho até setembro.

    Responder
    • Olá, Fátima.

      Acredito que se você tem esse sonho e força de vontade, não custa tentar. Pode ter certeza que o tamanho das dificuldades que você encontrará serão do mesmo tamanho das oportunidades que o mercado tem a oferecer.

      ABRAÇO

      Responder

Deixe um comentário