Quero trabalhar com sublimação

Fala-se muito sobre sublimação ultimamente, muitos a veem como uma técnica que gera um lucro muito grande, pela sua capacidade de personalizar diversos materiais e produtos, mesmo havendo alguma confusão sobre o que se pode ou não estilizar com essa técnica de estamparia. Neste texto abordaremos alguns fatos importantes para quem quer trabalhar com sublimação.

O funcionamento da sublimação é muito simples e já foi exaustivamente abordado aqui no Estampa Web: a tinta do papel passa do estado sólido para o gasoso e se mistura as fibras do objeto (seja uma caneca, camiseta, etc), fixando assim o desenho.

O que mudou com a sublimação

A sublimação deu novos rumos para que trabalha personalizando objetos, ou como gostam de chamar, foto produtos. O mercado de brindes é um grande exemplo, praticamente tudo é personalizável.

Quero trabalhar com sublimação

Pra trabalhar com sublimação, o que é necessário?

Um computador para criar as imagens, uma impressora sublimática, a tinta sublimática, papel também sublimático de preferência, um produto que tenha poliéster e a máquina para estampar, chamada de prensa térmica ou prensa para sublimação.

Como é possível sublimar tantos foto produtos diferentes?

Geralmente se liga o poliéster aos tecidos, no entanto é possível estampar uma caneca, um mouse pad, etc… sabe por quê? É simples, os foto produtos, como, por exemplo pratos, vidros e metais, tem uma camada de resina que tem poliéster em sua composição. Esses produtos são comprados já preparados para receber a impressão sublimática. Mas também é possível que compre a resina e você mesmo aplique, é preciso pesar isso e decidir o que cabe no seu bolso e no seu tempo.

Sublimar foto produtos.
Grande variedade de foto produtos sublimáticos.

Além da resina outros fatores devem ser considerados, como a temperatura. Plásticos por exemplo não podem receber uma foto, pois ao ser colocado na máquina de sublimar o aumento da temperatura fará com que derreta.

Portanto, não adianta comprar qualquer produto em uma lojinha de importados e tentar sublimar. Você precisará de foto produtos adequados, ou dominar a técnica de resinar produtos comuns.

Mas e a máquina?

É preciso que além dos outros itens (tinta, impressora, papel) a máquina também seja de alta qualidade, já que pode comprometer o processo todo. O calor deve alcançar toda a superfície por igual pra garantir a qualidade, além da pressão e do tempo adequados para um bom resultado.

Máquina de sublimação: prensa térmica.
Máquina de sublimação: prensa térmica.

Muitas pessoas querem trabalhar com sublimação, portem poucas sabem que apesar do investimento inicial não ser alto, o investimento de tempo até se pegar o macete é grande.

Nós aqui do Estampa Web compartilhamos informações de forma gratuita para auxilia-lo em seu processo de aprendizagem. Caso tenha alguma dúvida sobre sublimação, não hesite de enviar para nós… pode usar os comentários abaixo ou nossa página no Facebook.

193 comentários em “Quero trabalhar com sublimação”

  1. Qual curso devo fazer para iniciar com um pouco de experiencia? Grata

    Responder
    • tenho uma prensa de grande porte.Tenho prensado e quando levando a parte superior da prensa para retirar a camiseta tem dado um sombreamento ou duplicidade no desenho, principalmente quando a arte tem escritos.O que devo fazer para isso não acontecer

      Responder
      • Esse problema costuma ser bastante chato de resolver. Assim que você abre a prensa deve rapidamente retirar o papel de cima da peça, isso já ajuda bastante.
        Outra coisa que pode causar esses “fantasmas” são os materiais que encolhem… se for o caso, prense primeiro o material sem a estampa colocando uma folha branca sobre ele e depois prense com a estampa.

        ABRAÇO

        Responder
        • O amigo antes de baixar a prensa pode deixar uma ponta do papel a ser transferido n parte de fora da prensa e quando o tempo acabar vc segura na ponta do papel abre a prensa e puxa rapidamente….assim evita o sombreamento.

          Att
          Degradê Personalizados e Estamparia

          Responder
      • Isso acontece porque o papel que contém a imagem ainda está sob o calor e se ele correr em cima do tecido, acaba sendo sublimado novamente. É bom usar fita crepe para manter o papel no mesmo lugar.

        Responder
      • bom dia, adorei as dicas!

        Mais tenho algumas duvidas. No caso, eu teria que compra 2 tipos de maquinas, 1 para poliéster e outra pra algodão? Vou iniciar com estamparia e queria fazer estampa em todo tipo de pano, quais tintas, papel devo usar pra impressão?
        Eu posso compra uma impressora pra imprimir e depois usar a maquinar de prensar, ou eu já posso compra uma maquina que não precise de impressora, no caso faço tudo nela, escolho o desenho e coloco pra prensar?
        Desde já agradeço.

        Responder
      • Boa noite trabalho com papel de sublimação

        tel (21) 96495-7935

        Responder
      • Bom dia! Resolvi o meu problema comprando uma fita termica no Mercado Livre, colocando um pedacinho em cada canto o problema esta resolvido! Espero ter ajudado!

        Responder
  2. Qual o site que vocês indicam para comprar insumos ?

    Responder
    • Olá, Amanda.
      Temos vários anunciantes aqui no EW, e nenhum patrocinador exclusivo. Por esse motivo não indicamos uma loja em específico.

      ABRAÇO

      Responder
    • Compramos camisetas de poliester na Mikonos, Rua Bresser 811, lá tem toda a linha e é o melhor tecido que tem. Preço Justo

      Responder
    • Olá, Elias.

      Existem diversas marcas boas… compre de uma loja de confiança, que se ela não funcionar perfeitamente você pode trocar. Exija garantia.
      Por ser um equipamento relativamente simples, podes comprar levando em conta o preço e a garantia.

      ABRAÇO

      Responder
  3. Para sublimar algodão a resina quea fremplast fabrica deixa o tecido grosso? Dá para perceber que foi usado algo por baixo, e saberia dizer da durabilidade, será que é igual o silk tradicional ou não. Obrigado e bons negócios

    Responder
    • Olá, Cleiton. A da Fremplast ainda não testamos, porém se for como as outras que testamos, o resultado deixa a desejar, principalmente em se tratando de toque e durabilidade.
      ABRAÇO

      Responder
  4. Olá estou entrando no mundo da sublimação, mais tenho diversas dúvidas.
    comprei a prensa térmica de camisetas só que não consigo fazer a camisetas preta ….
    o que preciso para para sair com qualidade ????
    é o papel, a tinta ? por favor me ajude

    Responder
    • Ola Gabriela vc pode tambem comprar cola sublimatica ou adesivo OBM que serve para camisetas escuras é assim que faço com camisetas desse tipo. Um abraço

      Responder
    • Gabriela, boa noite! Qual maquina você comprou ? Estou a procura! Preciso de indicações

      Responder
      • ESTO VENDENDO UMA EMPRESSORA UMA PRENÇA UMA DE ESTAMPA UMA DE CANECA TUDO MUNTO NOVO MOTIVO PRECISO DE DINHEIRO RAPIDO TUDO 1250,OO OU LIGUE 967462139

        Responder
        • olá André, qual a marca das prensas/impressora e qual a cidade?

          Responder
  5. Boa noite, é preciso saber desenhar pra desenvolver uma arte pra fazer a sublimação quero muito trabalhar nessa área mas sou péssima em arte.
    É fácil de achar esses materiais?
    ficarei no aguarde de uma resposta.

    Responder
    • Olá… não é preciso desenhar não, porém é fundamental dominar algum editor de imagens tipo Photoshop ou programa de ilustração como CorelDraw ou Illustrator.

      Responder
  6. Os chinelos tipo havaianas podem ir direto na prensa térmica sem nenhum tratamento, ou tem que passar resina antes.

    Responder
    • Havaianas mesmo precisam de tratamento. Mas existem chinelos prontos já.

      Responder
  7. Olá!
    estou iniciando neste negócio, e quero me aprofundar melhor estou adquirindo a impressora epson pois pesquisei e me informaram que seria a ideal uma T1110 jato de tinta com bulk ink e a prensa térmica, seria realmente melhor???
    agora estou tendo dificuldades da escolha do papel e tinta pois busco uma impressão de qualidade , não quero estampas emborrachadas, salientes, já sei que tenho que usar tecidos para camisetas que tenham parte sintética como poliéster , mas o papel ainda não tenho a informação de qual o ideal para buscar esta qualidade e para chinelos se compra algum tipo de resina para passar sobre eles??? agradeço sua atenção.

    Responder
    • Olá….

      o papel deve ser sublimático de alta qualidade. Com ele você não terá problemas de resolução e contrasta.
      Quanto aos chinelos, você pode comprar já resinados para evitar esse serviço.

      ABRAÇO

      Responder
  8. OLÁ BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SOBRE O FILME TERMOCOLANTE PARA SUBLIMAÇÃO, SE REALMENTE NÃO PRECISA DE RESINA PARA CHINELOS TIPO HAVAIANAS , É SERVE TAMBÉM PARA CAMISETAS.
    OBRIGADO.

    Responder
    • Olá,

      se é especial para sublimação não precisa mais resinar. Porém você deve se certificar disso com o vendedor.

      ABRAÇO

      Responder
  9. Olá. Parabéns pelo site. Pelo que entendi da sublimação, é necessário imprimir um desenho em papel e tinta específicos e depois , através da prensa térmica, estampar nas camisetas. A impressão ficara sempre então com aquele formato quadrado do papel ? Caso eu queira estampar apenas uma frase, não teria como estampar apenas os caracteres ? Para trabalhos personalizados, seria essa a melhor opção? Grato

    Responder
    • Olá…

      não fica em formato quadrado não. Fica no formado da figura, pois a folha em si não aparece quando é prensada.

      ABRAÇO

      Responder
  10. Marco, seu blog é muito esclarecedor. Como tantos outros, tbm estou interessada em trabalhar com sublimação é o estampaweb foi um achado.
    Parabéns pela iniciativa.

    Responder
  11. Bom Dia!
    Estou pesquisando sobre a arte da sublimação e gostaria de fazer um curso. Moro no Rio de janeiro.
    Saberia me informar algum?

    Muito obrigada,
    Erica.

    Responder
    • Olá… a sublimação não é difícil de aprender. Em nosso blog você acha muitos textos e vídeos sobre o assunto.
      O que demora um pouco mais para aprender são os softwares para fazer os desenhos. Aconselho você a fezer um curso de Photoshop, Illustrator ou Corel.
      ABRAÇO

      Responder
    • Oi, vi seu comentário e estou no mesmo dilema q vc! Então gostaria de saber se ja achou algum lugar para fazer um curso e se ja sabe os lugares para compra de material! Obrigada! Meu face Nessa Dias, tem um bebê na minha capa!

      Responder
  12. eu posso sublimatar em uma chapa de acrilico 2mm

    Responder
    • Olá… talvez com um tratamento com alguma resina de poliéster sim. Entre em contato com um vendedor de insumos para sublimação e veja se eles não tem algum produto para lhe oferecer.
      ABRAÇO

      Responder
  13. Olá, Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e pelo pouco que eu pude ler achei muito bom mesmo. Estou começando no ramo de sublimação e gostaria de tirar uma dúvida, posso sublimar uma camiseta poliester amarela normalmente ou tem alguma técnica apropriada.
    desde já agradeço…

    Responder
    • Olá… pode sublimar amarelo sim, porém como as impressoras não imprimem em branco, tudo em sua arte que estiver em branco aparecerá amarelo na peça.
      ABRAÇO

      Responder
  14. gostaria de indicações de fornecedores dos produtos para sublimação.

    Att

    Ana Paula

    Responder
  15. ola , gostaria de saber que tipo de resina posso usar pra sublimação em chinelos tipo havaianas

    Responder
    • Pode usar a da Gênesis Tintas… consulte no site deles para maiores informações.

      Responder
  16. OLÁ… BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR O PAPEL JÁ IMPRESSO, POIS TENHO A PRENSA, E NÃO ENCONTRO LOJA NO RIO DE JANEIRO QUE VENDE . OBRIGADA.

    Responder
  17. Oi
    Boa noite!
    Eu vi o video sobre a impressora Epson Plotter 4880 e gostaria de saber qual resina foi usada para o teste.

    Responder
  18. gostaria de saber se posso usar esta tecnica para estampar moletons e se sim , onde obter as estampas.
    Obrigada

    Responder
    • Olá… moletom 100% algodão é impossível de estampar. E moletom PA (50% poliéster e 50% algodão) da para sublimar, porém a estampa não fica nítida.

      Responder
  19. Olá, por gentileza, estou pensando em corar a prensa 3D para ganhar um dinheiro extra, mas estou com medos comprar um ” elefante branco”…. Trabalhar com sublimação da dinheiro mesmo ou e só uma vez ou outra?
    Obrigada.

    Responder
  20. Olá! Quero fabricar chinelos personalizados e gostaria de saber qual a impressora ideal para impressão das estampas. Obrigada!

    Responder
    • Olá… qualquer uma com o kit para sublimação. Geralmente o pessoal usar Epson.

      Responder
  21. Olá,
    Excelente site. Esclarece muitas dúvidas.
    Pelo que entendi, sublimação é como se a tinta entrasse no tecido, e transfer é como se fosse colado um adesivo, correto? A dúvida é se posso sulblimar algodão com a mesma tinta que uso no poliéster apenas adicionando a devida resina (apesar de saber que deixam a desejar na qualidade)? Já que a qualidade é duvidosa com resina, então a única forma de personalizar algodão é transfer ou silk screen (só tenho impressora, tinta sublimática, papel sublimático e prensa térmica)?

    Responder
    • Isso mesmo… a melhor forma para estampar algodão ainda é o silk-screen.

      Responder
  22. Marco, seu blog é muito esclarecedor. Vc pode me ajudar em como prepara uma pedra para sublimação?Qual a tinta é a ou o verniz que eu uso para preparar ?

    Responder
  23. Boa Tarde, Gostaria de saber se mesmo estampando as sandálias com tinta e papel sublimático preciso colocar resina? se não colocar o que acontece?

    Responder
    • A maioria dos produtos não resinados simplesmente não se deixarão estampar.

      Responder
  24. Ola Marcos tudo bom? Gostaria de saber se as impressoras
    Sublimaticas consomem muita tinta?

    Responder
  25. Olá quero começar um pequeno negócio de estamparia, que marca de máquina vcs indicam?

    Responder
  26. Gostaria de saber porque a sublimação que eu fiz na minha camisa está saindo só com a cor vermelha e bem clarinha, usei tinta sublimatica, papel sublimatico a temperatura e tempo indicados na prensa porque está ocorrendo isto.
    No aguado.

    Responder
  27. Boa noite comprei uma prensa da marca BR Collor e não estou conseguindo sublimar chinelo quando tiro da prensa a imagem do chinelo fica rosa qualquer ficura que coloco o que devo fazer. Obrigada Deus abençoe

    Responder
    • Olá… se você já tentou aumentar a temperatura ou tempo na prensa, acredito que o problema não seja com ela. Talvez a calibração de cores de sua impressora esteja com problemas. Tente imprimir um quadrado ciano, outro amarelo, outro preto e outro magenta, todos em CMYK… imprima eles e estampa em um retalho. Veja se as cores ficam como na tela do monitor. Caso não, você terá que arrumar o perfil de cores de sua impressora.

      Responder
  28. Comprei todo material, tanto as máquinas/ matéria prima/computador para iniciar confecção de chinelos de borracha personalizados, e estou precisando de curso de sublimação, pois as minhas estampas não estão saindo com qualidade, preciso aperfeiçoar, preciso de indicação de curso aqui no Rio de Janeiro, pode me ajudar ?
    Aguardo seu retorno,
    obrigado,

    Responder
  29. por favor me ajudem,tenho uma epson L355 com tinta sublimatica,a prensa plana sublimatica mas estou com dificuldade quando vou prensar não sai nada,o que devo fazer para dar certo.Sera a minha impressão o que de fazer?

    Responder
    • Olá… o produto que esta usando é de poliéster ou resinado para sublimação? E a temperatura e tempo que esta usando, será o suficiente?

      Responder
  30. oi td bem? aonde posso encontrar artes para estampar minhas camisetas?

    Responder
  31. Olá! Preciso de ajuda. Faz 1 ano que comprei uma prensa para camisas e uma para canecas e uma impressora Epson. Desde então, ainda não estou conseguindo trabalhar pois sempre acontece algum problema. Atualmente o problema é com as canecas, pois a imagem sai perfeitamente no papel, e quando vou prensar na caneca, a imagem sai borrada nas bordas. Tenho fotos para exemplificar melhor o meu problema. Preciso de uma luz. Por favor, me ajudem!

    Responder
  32. Boa noite,
    Há alguns meses venho estudando sobre sublimação e finalmente decidi entrar para o ramo, comprei algumas peças para iniciar os testes, me frustei bastante porque não estava conseguindo encontrar o ponto certo da sublimação em canecas. Tenho duas perguntas: quais as características básicas para uma boa impressão na caneca. gostaria de recomendações de algum lugar ou site que eu possa comprar as camisetas para sublimar. Obrigada . aguardo resposta.

    Responder
  33. Estou começando a montar um negócio para sublimação, gostaria de saber se devo ter mais de um tipo de impressora ou se com uma Epson T1110 consigo sublimar todo tipo de material.
    Vi um vídeo com sublimação de caneca de acrílico com um “culote” por dentro para não deformar a peça,
    realmente funciona ?

    Responder
    • Olá… com tinta sublimática é possível somente estampar poliéster, não para para estampar “todo tipo de material”. Não entendi sua pergunta sobre “culote”.
      ABRAÇO

      Responder
  34. amigo como varias outras duvidas de iniciantes eu gostaria de expor a minha que é sobre o papel no caso eu for imprimir 10 camisetas sera usada 10 folhas de papel ? e ao imprimir o desenho devo ter algum cuidado especifico com ele desde ja agradeço a resposta .

    Responder
    • Olá… sim, precisa de 10 folhas de papel para 10 camisetas. Não pode reaproveitar.

      Responder
  35. Boa tarde, estou analisando a possibilidade de abrir um pequeno negócio, sempre trabalhei em comércio e me interessei por esta técnica de sublimação.
    Como tudo é muito novo para mim, gostaria se possível de receber alguma orientação de vocês de qual seria o primeiro passo nesse sentido.
    Moro em Vitória(ES), num bairro bem legal e gostaria de repente dentro disso estar lançando novas opções no mercado, principalmente na linha infantil .
    Espero receber o quanto antes retorno de vocês.
    Desde já agradeço e aguardo.
    Lise Azevedo.

    Responder
  36. qual tipo de programa devo usa para desenvolvimento das imagem.
    qual é o mais fácil de usar?

    Responder
  37. Boa tarde
    Estou pensando em iniciar com personalizados.
    pensei na máquina da rimaq ou compacta print, penso em fezer trabalhos omo estampar camisas, chinelos, mouse pad, almofadas, porta retratos, ect.
    Só com uma máquina consigo trabalhar com essa gama de produtos?
    o que mais preciso para começar?
    obrigado.

    Responder
    • Sim, ambas empresas possuem boas máquinas para sublimação. Você precisará ainda de um computador para desenhar as artes e uma impressora sublimática para imprimi-las.

      Responder
  38. Bom dia!
    Já tenho a impressora Epson, a tinta, o papel e a camiseta, porém não consigo uma impressão perfeita. Por ex: o vermelho fica larqanja, o preto fosco, enfim a, impressão fica estranha sem vida. Por favor me ajude, obrigada!.

    Responder
    • Isso pode ser originado por diversos fatores como:
      * qualidade de papel
      * qualidade da tinta
      * perfil de cores da impressora
      * temperatura e pressão da prensa

      Sugiro a você começar tentando aumentar a temperatura da prensa… caso não mude o resultado, use um papel melhor, do tipo tratado. Se ainda assim não der, teste o CMYK de sua impressora: imprima as cores sólidas e tente arrumar “no braço” a quantidade de cada uma. Se mesmo assim o problema persistir pode ser problema nas tintas mesmo.

      Responder
  39. Boa tarde gostaria de saber com faço para estampar capas de celular tenho a pracha e empressora mais tenho várias dúvidas qual capa tenho que comprar se tem um própria e como coloco na pracha a capa suporta o calor ou so o papel e qualquer papel adequado

    Responder
    • Olá… tem que ser uma capinha própria para usar com sublimação. Nas lojas de foto produtos você encontrará.

      Responder
  40. ola quando eu estampo a camisa fica a marca da prensa na camisa e eu passo depois mais nao sai aquela maraca ,,o que fazer para isso nao acontecer,, e uma marca tipo queimado….obrigada

    Responder
    • Já tentou usar um pedaço de pano entre a prensa e a camiseta? Eu sempre faço assim… inclusive fiz tipo uma capa para a prensa, que esta sempre afixada a chapa quente para evitar queimadura de tecidos e malhas.

      Responder
  41. Ola, estou começando com sublimação gostaria de uma dica , eu comprei uma epson l355 e comprei papel sublimatico quando vou imprimir a minha imagem não está saindo muito boa ,quando estampo na camiseta ou na caneca está ficando muito fraca a imagem será q pode ser a tinta sublimatica .

    Responder
    • Anderson, já tentou mexer no perfil de cores da impressora? Outra coisa, o papel também pode estar influenciando. Outro fator pode ser a própria prensa, que pode precisar de mais temperatura ou mais pressão. O ideal é você comprar uns retalhos e fazer diversos testes, mudando sempre alguma das variáveis. Só assim será possível detectar o problema. Não adianta logo trocar a tinta, pois pode não ser esse exatamente o problema.

      Responder
  42. ola tudo bem ja faz um tempinho que ja estou estampando canecas e camisetas e eu uso o programa coreldraw x7 so que minhas imagem quando imprime fica com listras verticais bem fraquinhas ja fins limpeza de cabeçote mais continua o mesmo e como deixar a qualidade da foto melhor. Obrigada!

    Responder
    • Olá… se com as limpezas não esta resolvendo, provavelmente o teu cabeçote esta entupido. Se for o caso é provável que você tenha que substituir a peça.
      ABRAÇO

      Responder
  43. Comprei a máquina de fazer chinelos da rimaq gostaria de personalizados como posso fazer e gostaria de fazer um curso para personalizar chinelos, camisas e outras coisas desde já agradeço eu sou de Porto Alegre_RS

    Responder
  44. Ola boa noite estou querendo investir em algo que possa a trabalha em casa e vi as maquinas de sublimação mas queria saber quais produtos e qual maquina posso comprar pra trabalhar com lembrancinhas personalizadas como mochilas,necesser canecas etc Att Fabiana Candido aguardo retorno

    Responder
  45. Ola , como encontro maquina de sublimaçao em chinelos, que nao precisa de tecido e nem de resina, que faça a sublimaçao de qualidade direto no chinelo.

    Responder
  46. boa noite,presciso de sua ajuda..como e o nome da maquina que faz a impressao da arte no papel e alguma referencia pra que eu compre ou saiba onde procurar esses serviços,obrigado

    Responder
    • Olá, é a impressora de sublimação. Quando ela imprime grandes formatos, as pessoas costumam chamar de plotter de sublimação. As melhores máquinas hoje em dia são Mimaki, Xerox / Mutoh, Epson e Roland.

      Responder
  47. Boa noite, estou querendo trabalhar com impressão sublimatica, em camisetas e canecas, e ainda sou meio leigo no assunto, gostaria que me indicassem uma prensa para começar a trabalhar com camisetas e canecas, alem da impressora adequada para impressão sublimatica. Obrigado e fico no aguardo.

    Responder
    • Olá, Adamir… existem muitas prensas nacionais boas. Faça uma cotação com o pessoal da Metalnox ou da Mogk.
      Quanto a impressora, uma das mais utilizadas atualmente com tinta sublimática é a Epson L355.

      Responder
  48. Bom dia,
    Estou pretendendo iniciar no negocio de Sublimação, estou na duvida em comprar a prensa 3d ou a normal 8 em 1. Pretendo estampar chinelos, camisetas, capas para celular, almofadas, canecas e outros. Qual você me indica.

    Responder
    • Olá…. a prensa 3D é novidade no mercado, porém ainda não se sabe a durabilidade, pois poucas pessoas ainda testaram.
      Ela é uma máquina bem mais complexa, com vácuo, sistemas eletrônicos, etc… ou seja, mais chance de dar problema kkkk.
      Claro que isso tudo é só especulação minha, pois torço muito para que a prensa 3D dê certo, pois facilita muito a vida de quem trabalha com sublimação.

      ABRAÇO

      Responder
  49. Oi boa tarde!
    gostaria de saber aonde consigo comprar a prensa no rj?

    Responder
  50. Comprei makinas recentes e quero stampar em chinelos e camisa, porem as dúvidas!!!

    1-PaPel A3 OU A4 normal, impresso com a tinta de sublimação e depois colocado junto com o rolo termocolante e tecido funciona nas chinelas???

    Responder
    • O tamanho do papel dependerá do tamanho da estampa. Para estampas grandes você precisará usar A3, que acredito que será o seu caso se quiser estampar os 2 pés ao mesmo tempo.
      Depois de impresso, o papel deve ser levado a prensa junto com o chinelo para transferir o desenho.

      Responder
  51. Boa tarde, estou começando no ramo de sublimação, e eu tenho uma amiga que é dona de um salão de cabeleireiro e ela quer personalizar aqueles chinelos descartáveis de EVA, tem como eu sublimar aqueles chinelos passando resina ????

    Responder
    • Nunca fiz… é necessário fazer um teste antes para ver se as estampas ficarão com boa qualidade e boa durabilidade conforme o chinelo for usado.

      Responder
  52. Oi gostaria de saber se tem algum curso que vc possa indicar, para iniciantes

    Responder
  53. Pode indicar um bom curso para transfer digital e sublimático em camisetas e tecidos? Tenho confecção e máquina de transfer e gostaria de utilizá-la mais, mas estou muito fora do mercado e das novidades.

    Responder
    • Olá… você que aprender a ilustrar para criar as estampas? No Youtube você encontra diversos vídeos com tutoriais do Corel Draw.
      E aqui no Estampa Web você acha muitos vetores prontos para editar e utilizar livremente.

      Responder
      • Na verdade preciso de um curso para aprender sobre cada tipo de transfer, suas particularidades tecnicas, tipos de papel e de impressão, tempo de aquecimento, tempode prensa, tipos de tecidos ára cada tipo de transfer etc.. começar do básico mesmo. A parte de ilustração e gráfica eu já tenho, já utilizo o silk-screen, bordado e layout de peças.
        Sabe me informar um bom curso para transfer em camisetas?

        Responder
  54. Boa tarde, gostaria de fazer um curso de impressora não estou conseguindo passar do computador para impressora gostaria que vc me mandasse como fazer tupo um curso eu pagaria se me mandasse um explicativo, como passar para impressora, agradeço.

    Responder
  55. Olá amigo! estou com um problema que nao consigo ter a resposta clara. comprei camisetas 100% algodão e a tinta pigmentada . pois pesquisei na internet e eu vi que a tinta pigmentada era a certa para algodão ate ai tudo bem!? só que quando eu estampo a tinta nao transfere por que seria ? seria falta de resina? vi um video que ensina fazer resina caseira para tecidos eu fiz e apliquei novamente tentei transferir, mais sem sucesso. se eu comprar resina para tecido de algodão darar certo ou ainda falta mais alguma coisa? peço ajuda por favor . grato desde já!

    Responder
    • Olá… até onde eu sei o processo de estampar com tinta pigmentada é diferente da sublimação. Você não verdade vai criar uma espécie de transfer.
      Você precisa comprar o papel adequada para fazer esse transfer.

      Responder
  56. Olá! Vocês têm curso de sublimação? Quero iniciar um negócio com chinelos e não sei nem por onde começar. Gostaria de fazer um curso pessoalmente e não curso on line. Vocês têm o curso?

    Responder
  57. Boa tarde! Estou começando a trabalhar com sublimação e veio a seguinte dúvida. O profissional que trabalha com sublimação, é?
    Obrigada.

    Responder
    • Boa pergunta… sublimador? Personalizador? Estampador?
      Jamais tinha parado para pensar nisso.

      Responder
  58. Quero parabenizá-los por esse blog, é ótimo e muito esclarecedor!

    Responder
  59. Olá, gostaria de saber de tem algum fornecedor de produtos para sublimação aqui em Vitória/ES

    Responder
  60. ótimo texto trabalho com sublimação há 2 anos em minha cidade e gosto de pesquisar bastante sobre os processos de sublimação faço principalmente camisetas personalizadas em Fortaleza

    Responder
  61. Olá,
    Estou começando com sublimação e comprei alguns chinelos já resinados, porém quando estampei a folha ficou colada e a estampa opaca, gostaria de saber se talvez o fornecedor tenha usado resina de má qualidade ou pouco quantidade ou se o tempo e temperatura que usei foram erradas ( 25s, 200º, pressão alta), minha prensa é a stamp plus da Rimaq.
    obrigada

    Responder
  62. Olá

    Comprei uma prensa térmica e a impressora Epson l355. Bom estou fazendo teste em camisetas 100% poliéster para achar uma melhor sublimação (qualidade), mas to achando quase impossível! Já aumentei a temperatura o tempo calibrei a prensa, mas nada resolveu as imagens sublimadas de cor preta fica um preto apagado as imagens de foto fica em uma cor estranha, vi nos post acima que tenho que mexer na configuração da tinta.. Como faço isto?? Socorro o que posso fazer..

    Responder
    • O primeiro teste é mudar a qualidade da impressão. Tente configurara a impressora para imprimir na melhor qualidade possível. Se não me engano, na L355 você deve colocar a opção de papel como PHOTO.

      Responder
  63. Ola,
    é possível sublimar caneca acrílica de chopp e long drink na machine 3D ?
    se for possível, qual a temperatura e tempo?
    Obrigada

    Responder
  64. Eu agora estou sublimando tudo que posso. Só que resolvi tentar, usando a máquina de canecas para estampar com transfer em caneca de Chopp (acrílico). Será que vc sabe como posso fazer um suporte interno (culote) para a caneca não deformar? ou onde encontrar com um preço accessível? Eu tenho um suporte para caneta plástica para sublimação que me custou R$ 60,00, mas não serve para essa outra caneca, pois o diâmetro é diferente. Em São Paulo estão cobrando R$ 180,00 + frete para o RJ.

    Responder
  65. OLÁ! TRABALHO COM SUBLIMAÇÃO A POUCO TEMPO E MORO NUMA REGIÃO COM MUITA PEDRA ARDÓSIA E GOSTARIA DE PREPARAR MINHAS PRÓPRIAS PARA SUBLIMAR, VOCÊ SABERIA ME INFORMAR QUAL O FUNDO PREPARADOR TERIA QUE USAR? GRATO!!

    Responder
  66. Eu posso fazer um desenho, copiar e colar no word e imprimir no papel sublimatico ?

    Responder
    • Poder pode, mas não faz sentido você fazer isso. Você precisa usar um programa ideal para design de estampas, como o CorelDraw e o Photoshop. Temos inclusive um curso sobre o assunto que pode lhe auxiliar: http://designdeestampas.com.br/

      Responder
  67. O que e filme termocolante pra tecido. Se eu usar a camiseta pronta pra sublimação não preciso usar esse filme??

    Responder
    • Não precisa usar nenhuma técnica auxiliar se a camiseta for para sublimação.

      Responder
  68. um bom dia gostaria de saber pois estou começando no ramo de estampar com sublimaçao ja tenho uma maquina de prensa da compacta pric mas nao sei a temperatura para , prensar pois elas sao de poliester e eu, so trabalhava com malhas por favor se puder me ajudar eu agradeço. Elenir

    Responder
    • Arrume alguns retalhoss e faça testes. É a melhor forma de acertar temperatura e pressão 🙂

      Responder
  69. Ola! Existe algum tecido que pega sublimação que dê pra fazer moletons personalizados?

    Responder
    • Existem sim materiais parecidos com o moletom que são feitos em poliéster, na verdade são mais parecidos com aquelas malhas Adidas.

      Responder
  70. Boa noite!!
    Precisa de algum programa de Photoshop ou qualquer outro editor de imagem pra poder trabalhar com sublimação??
    Tipo assim, o cliente me passa umas 10 fotos e quer que eu faça uma montagem pra depois imprimir (sublimar) na camisa.
    Qual você me indica?

    Responder
  71. A minha duvida é a seguinte:
    A impressora imprime no maximo tamanho A3, pra eu estampar esse tamanho numa camiseta GG as vezes ficaria pequena a estampa, devido o tamanho da camiseta.
    Posso/consigo imprimir 1 imagem em 2 partes para montar apenas 1 imagem ? ( ajuntar as 2 partes para fazer 1 estampa, sendo partes da mesma imagem )
    aguardo retorno

    Responder
    • Olá, Diogo… sim, é possível mas da um trabalhão fazer as emendas bem feitas. Se você tiver volume muito alto de produção será melhor comprar uma plotter e imprimir em 1 vez.
      ABRAÇO

      Responder
  72. olá.Eu queria saber qual sofwarte,usa para imprimir minhas imagens em altar qualidade?

    Responder
    • Pode usar qualquer software de ilustração ou edição de imagens. Se tiver uma grana para gastar pode comprar o Wasatch ou o Photoprint que são específicos para impressão.

      Responder
  73. Boa noite, quero começar a trabalhar nesse ramo de personalizadas. Gostaria muito de uma dica de alguma empresa que venda produtos tipos: Camisas, sandálias ou canecas Virgens.

    Responder
  74. Olá! Gostaria de indicação de downloads de programas grátis para editar imagens, para trabalhar com personalizados. Obrigada

    Responder
  75. Gostaria de saber se chinelos descartáveis consigo fazer sublimação?

    Responder
    • Dê uma olhada na composição… se for poliéster o material funciona. Ou senão ainda existe a possibilidade de tentar passar uma resina neles para ver se eles aceitam as estampas. ABRAÇO

      Responder
  76. Pq minhas impressões estao fosca no papel sublimatico tenho epson 105 com bulk

    Responder
    • Ficas em que sentido? Quando sublimadas, as estampas sempre ficam sem brilho na sublimação. ABRAÇO

      Responder
  77. Boa Noite!
    Sou leiga no assunto de sublimação, porém tenho experiência na área promocional, gostaria de tirar uma dúvida, vi equipamentos que gravam canetas, as canetas são apenas plásticas ou existem metálicas? Onde posso comprar as mesmas? Estas tbm deve ter o tal tratamento para receber a impressão? Aguardo retorno.

    Responder
  78. POR FAVOR, GOSTARIA DE FAZER SUBLIMAÇAO EM CAMISETAS COM PEDRAS, CRISTAIS ASSIM GOSTARIA DE SABER QUAL MAQUINA DE PRENSA QUE SERIA MELHOR, OBRIGADA

    Responder
    • Sublimação com pedras? Você não quis dizer hotfix, que são as aplicações de padras e strass que se faz o a prensa? Para isso pode usar qualquer prensa.
      ABRAÇO

      Responder
  79. Qual a melhor maquina 6×1 ou 8×1 da atualidade?
    Qual a marca que posso confiar? Multivisi, Metalinox, compactaprint ou protransfer?

    Responder
  80. Qual a melhor prensa térmica plana:
    RIMAQ
    Metalnox
    Multivisi
    Existe outras?

    Responder
    • Existem diversas outras… conheço só a Rimaq e a Metalnox e ambas são boas.

      Responder
  81. Olá, gostaria de começar a confeccionar uniformes de times de futebol e abadás e tenho algumas dúvidas.

    Que tipo de impressora devo comprar?
    Aqui onde moro estão vendendo duas impressoras, estas servem para minha finalidade?
    IMPRESSORA DIGITAL FLORA LJ 320K
    IMPRESSORA MIMAKI CJV 30-160 BS

    Existem cursos para este tipo de serviço?

    Agradeço desde já

    Responder
    • Olá…. para fazer uniformes esportivos é recomendada uma plotter com no mínimo 90cm de boca. Se essas máquinas tiverem isso e foram adaptadas para sublimação elas servem.
      Quanto a curso, se quiser aprender a criar as artes tem este: http://designdeestampas.com.br/comprar/

      Responder
  82. ola. sigo voces e adoro as dicas que dão.
    estou com um problema e espero que possam me ajudar.
    quando prenso uma caneca a estampa sai clara. ja tentei varias temperaturas, pressoes e tempos. com camisetas nao tenho problemas. as canecas sao resinadas, papel e tinta sublimatico e está tudo nos conformes. as camisetas ficam formidaveis. creio que seja configuraçao da prensa mesmo. podem me dar alguma dica diferente do que costumam dar, pois já tentei tudo o que falaram por aqui?

    Responder
    • Olá Roberta… se você já testou de tudo na prensa e nos outros produtos a estampa sai boa, é porque provavelmente o problema seja outro.
      Já experimentou trocar o tipo/marca de caneca?

      Responder
  83. Olá, estou montando um negócio, que atenderá com produtos de sublimação, e vou trabalhar com produtos personalizados de camisas, canecas, forminhas de doces, chinelos e produtos de festa infantil. Já sei qual maquinário terei que comprar. Porém, estou sem saber como é feito este processo de personalização. Gostaria de saber se seu curso ensina a preparar está personalização, e preciso saber também se tem como me informar qual impressora posso comprar para que meus produtos saiam com boa qualidade de impressão.
    Por favor me oriente, obrigada.

    Responder
    • Oi Jane… nosso curso é focado na criação das artes, apesar de ter também conteúdos referentes a prática.
      Aqui no site Estampa Web você encontra diversos materiais sobre a prática, todos gratuitos.
      ABRAÇO

      Responder
  84. Excelente o seu trabalho e estampas. Gostaria de adquirir estampas para sublimação de chinelos, normal e 3 D. Você pode me dar a cotação e forma de pagamento ? Fico agradecido.
    Cesar

    Responder
    • Olá Cesar… não vendemos esse tipo de material. Confira com alguns dos anunciantes aqui do site. ABRAÇO

      Responder
  85. Ola, preciso da sua ajuda!
    Estou querendo comprar uma maquina de sublimação, eu encontrei esta aqui na internet, você pode me dizer se é boa? Por que ela é um pouco carinha e eu nao conheço nada sobre ainda…
    Grata
    Kit Sublimação Prensa Termica 8×1 + Impressora Sublimatica

    Responder
  86. Oi, gostaria de saber se é um bom negócio estampar lycra para moda praia, ouvi dizer que desbota em poucas lavagens. Existe algo que fixe melhor a estampa ou tintas mais específicas pra isso?
    Obrigada!

    Responder
  87. Olá comprei uma prensa de camisetas mais estou com algumas dúvidas de como usar por ex. Eu posso colocar qualquer material na máquina como a capinha do meu celular ou meu mouse pad? e não tenho a impressora aonde posso conseguir as estampas prontas em curitiba

    Responder
  88. ola!! boa tarde
    quero começar um negocio com estamparia, quero adquirir uma prensa termica de sublimação 8×1 e uma impressora epson.
    queria saber a respeito dos desenhos, fotos para estampar e as tintas, quanto gasto para investir, quero abrir minha propria empresa.
    grata

    Responder
  89. Olá, estou querendo entrar no ramo e tenho dúvidas….
    Tenho uma impressora epson stylus t40w se eu colocar bulk Ink consigo ultizar para sublimação, qual tinta indicaria?… Quero trabalhar com camisetas, chinelos, almofadas entre outras o papel sublimatica serve para esses matérias, com uma única tinta consigo trabalhar com esses produtos?

    Responder
  90. Qual tipo de impressora que devo comprar pra poder imprimir meus desenhos

    Responder
  91. qual maquina de estampar canecas voces me indicam?? estou começando no ramo agora

    Responder
  92. Olá Marco;
    Em uma mesma impressora posso usar tinta sublimática e ou pigmentada? Pois pretendo trabalhar com camisetas de algodão e com camisetas de poliéster.
    Agradeço desde já sua atenção.

    Responder
    • Pode mas não recomendo, pois a troca de tintas é muito perigosa para estregar a cabeça de impressão.

      Responder
  93. Bom dia,

    estou entrando no mercado agora, e tenho uma dúvida. Meu tipo de serviço será voltado para camisas. Minha problema esta send achar uma impressora que eu possa imprimir estampas de 40×50. Não sei se é melhor usar uma impressora A3 ou buscar uma Plotter.
    Poderiam me ajudar com essa dúvida? Eu empaquei nessa questão. Para o publica que quero atingir, preciso de uma estampa que chegue as medidas citadas acima.
    Desde já grato.

    Responder
  94. Olá. Trabalho com toalhas com barra para sublimação. Modelos: Lavabinho, Lavabo, Fitness, Rosto e Banho.

    Contato: [email protected]

    A disposição.

    Responder
  95. Gustaría de estampar minhas imagens em cangas estilizadas .. Quem faz esse trabalho em tecidos ?

    Responder
  96. Sim, mas se eu comprar um tecido comum 100% poliéster em uma loja qualquer , não serve ? Porque??

    Responder
  97. Olá pessoal… pretendo comprar todo o kit para sublimação e gostaria de indicação de marcas e modelo, principalmente da prensa térmica e da impressora.
    O meu objetivo é atuar na parte de sublimação de roupas (camisetas, vestidos, etc..).

    E procuro também indicação de fornecedor de camisetas para sublimação, mais que tenham variação de modelagem.

    Obrigada pessoal… fico no aguardo.

    Responder
  98. boa tarde gostaria de indicação a onde compro prensa de camisas RIO DE JANEIRO
    AGRADEÇO DESDE JA

    Responder
  99. quero começar no mercado queria uma dica entre compacta e rimaq e qual tamanho e qual impressora e se a3 ou a4

    Responder
  100. Bom dia! Estou comprando uma maquina Compacta Print mas nao comprei a impressora, quero saber se, assim q eu receber a máquina já posso começar a produzir e que tipo de tecido posso usar. Porque estou confusa em relação a poliester e algodão e, se posso usar tecidos coloridos. Aguardo resposta e de já agradeço!

    Responder
  101. ESTOU TENTANDO COMEÇAR COM SUBLIMAÇÃO POR CONTA PROPRIA. TA SENDO MUITO COMPLICADO A FALTA DE PRATICA COM PHOTOSHOP. TENTO USAR O GIMP. ALGUEM SABE AS MEDIDAS PRA ESTAMPAR CANECAS E CAMISETAS?? QUAL CURSO EU PODERIA FAZER?? É A MINHA OPORTUNIDADE DE CRIAR MINHA FILHA COM MEU DINHEIRO

    Responder
  102. Olá, eu gostaria de trabalhar com sublimação, qual a impressora e máquina de sublimação indicada?

    Responder
  103. Boa tarde
    Estou começando a trabalhar com sublimação e ja adquirir a maquina de corte,prensa, computador, impressora p sublimacao e as borrachas, a borracha naum veio resinada e aplico qdo vou usar, porem naum estou conseguindo sublimar, qdo sai a imagem, sai manchada e o papel cola na borracha, so sai com agua… preciso de ajuda…

    Responder
  104. Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Responder
  105. Boa tarde, gostaria de trabalhar com personalização de canecas, squeeze, camisetas, vou começar do zero e não tenho ideia alguma. Qual primeiro passo? Devo fazer um curso gráfico para faze as artes, quantas e quais os tipos de máquinas vou precisar? Quais marcar de equipamentos são indicadas? Tem curso para manusear a máquina ou só vendo pelo manual?

    Responder
  106. Boa noite gostaria de saber se posso trabalhar com celular no momento não estou com computador, seria possível?

    Responder

Deixe um comentário