O que é foto produto?

Uma área que vem crescendo muito ultimamente é a de personalização de brindes, como canecas, as tais camisetas com “estampas criativas” ou mesmo um chinelo, já que quase toda casa tem um computador e muitas pessoas tem alguma pratica pra editar ou mesmo produzir imagens. Então coloca-las em camisetas ou canecas, por exemplo, pelo baixo custo da matéria prima torna-se muito lucrativo.

Existem máquinas que “passam” o desenho para o objeto em poucos segundos, transformando um produto simples, num personalizado, também conhecido como foto produto.

Bem, mas e como o tal do desenho que está no papel vai parar no objeto? É de extrema importância conhecer o processo se quiser ter sucesso. O processo se chama Sublimação, mas como acontece? Como funciona?

Como funciona a sublimação?

Antes de explicarmos o que é foto produto, você precisa conhecer a sublimação. Fisicamente falando, é uma mudança de estado da matéria, no caso a tinta que está no papel – atenção aqui, a tinta deve ser própria para sublimação, caso contrário não vai funcionar. O que ocorre é a mudança do estado sólido da tinta para o gasoso, sem que a mesma passe pelo estado líquido. A naftalina é um exemplo próximo do nosso dia a dia.

A tinta contida no papel evapora por conta do calor e entra em contato com o tecido ou a superfície do objeto que se está estampando, ela penetra nas fibras deles, assim tingindo o objeto, então o desenho passa do papel para a camiseta ou caneca, por exemplo.

RESUMINDO: a tinta que antes estava sólida no papel, vira gás e se junta ao foto produto a ser estampada, e então volta para o estado sólido, gravando então a imagem no mesmo.

Se quiser saber mais, leia nosso artigo Sublimação, como começar… lá existe um passo a passo completo de tudo que você precisa saber para começar a fabricar foto produtos.

Afinal, o que é foto produto?

O foto produto nada mais é do que um produto personalizado com sublimação, e ganhou esse nome pois foram os laboratórios fotográficos quem trouxeram a novidade para o mercado.

O que é foto produto?

Uma característica muito peculiar dos foto produtos de hoje em dia é a sua composição: necessariamente precisa conter poliéster. Nas fibras se for um tecido ou na resina em caso de produtos como canecas para sublimação, chinelos, etc.

Como sublimar foto produtos

Nesse post vamos demonstrar de maneira bem simplificada e compacta como personalizar seus brindes e foto produtos em geral com sublimação:

  1. Monte a imagem utilizando o padrão CMYK. Isso é muito importante para não ter cores diferentes na impressão.
  2. Antes de imprimir espelhe a imagem. Se esquecer terá a imagem estampada invertida.
  3. Ajuste a temperatura da prensa em 200°C e o tempo em 20 segundos. Em prensas cilíndricas, a temperatura geralmente é a mesma, mas o tempo é maior, cerca de 150 segundos. O importante é fazer uns testes antes de começar a sublimar em grande escala.
  4. Antes de colocar a imagem é preciso retirar a umidade dos objetos, seja em camisetas, canecas, chinelos, etc. Coloque o foto produto por 5 segundos na prensa.
  5. Uma boa dica é tirar a umidade também do papel, porém sem fechar a tampa da prensa sobre o mesmo: deixe o transfer 5 segundos a cerca de 10 cm da chapa quente.
  6. Agora é a hora da impressão: coloque o papel tranfer no local que deseja a impressão no foto produto, o desenho deve ficar virado pra baixo em contato com o produto. Prense e espere, a máquina avisará quando estiver pronto, só abrir e retirar o papel.  Na prensa cilíndrica use a fita térmica. Cole a imagem na mesma e feche. Depois do sinal, tire a caneca e espere esfriar um pouco para tirar o transfer.
Prensa cilíndrica para sublimar canecas.
Prensa cilíndrica para sublimar canecas.

Pronto, seu foto produto esta estampado.

Não esqueça que o resultado final vai depender muito da qualidade das tintas e do papel sublimático que você usar. Além disso, outro fator importante é a qualidade do foto produto. Quanto mais poliéster tiver na composição, melhor ficará a impressão. Ou seja, o produto receberá 100% da tinta se tiver 100% poliéster.

Dica de ouro: investir em materiais bons é a melhor alternativa para ter um resultado excelente quando sublimar foto produtos.


E você, trabalha ou cogita trabalhar com foto produtos? Deixe seu comentário abaixo.

5 comentários em “O que é foto produto?”

  1. Ola tudo bem? (Espero que sim!)
    Tenho um a maquina da compacta print e estou com dificuldades de lidar com as variáveis tempo, pressão e temperatura para os tecidos naturais, PP,PA,PV, ETC.
    Como saber com precisão estas variáveis nos tecidos e as estampas, tanto foto produto em blusas, azulejos e chinelos, a sublimação também e uma possibilidade.
    Vocês podem me ajudar?
    Obrigado desde já!

    Responder
    • Olá, Marcelo.
      Isso você só vai descobrir fazendo testes. Compre alguns retalhos de cada material e imprima pequenas estampas e vá sublimando e anotando tudo. É o único jeito, pois não exista uma fórmula que se aplique a todos, devido a grande variedade de foto produtos, tipos de papel, tipos de tinta, umidade etc…

      Responder
  2. Belo texto… muito esclarecedor para quem esta começando no mercado de foto produtos.
    ABRAÇO

    Responder
  3. Olá, muito bom texto. Agora, onde encontro essas bolças para comprar?

    Responder
  4. Olá,

    Gostaria de saber qual o tipo de material usado para fazer esse tipo de bolsa e onde encontro esse material ?

    Responder

Deixe um comentário