Sublimação é melhor que serigrafia?

Sempre que surge aquele trabalho para estampar surge a dúvida “E agora, faço em sublimação ou em serigrafia?”. A resposta a essa questão nem sempre é simples de responder, pois depende de diversos fatores.

Pontos fortes da serigrafia

Por exemplo, se a camiseta for de cor escura, sem dúvida a melhor opção é a serigrafia (silk-screen). Outro fator que influencia muito na decisão pode serigrafia é a composição da peça que você vai estampar: se não for no mínimo 80% poliéster, não adianta tentar sublimar, a melhor alternativa é a serigrafia mesmo.

Ponto fraco da serigrafia

Com certeza o principal ponto fraco da serigrafia é a necessidade de fazer grandes quantidades e a limitação de resolução e riqueza de detalhes.

sublimação ou serigrafia - qual a melhor tecnica de estamparia

sublimação ou serigrafia – qual a melhor tecnica de estamparia

Pontos fortes da sublimação

Mas e a sublimação? Por ser uma técnica onde a arte final é impressa em uma impressora, consequentemente a quantidade de cores e riqueza de detalhes é muito maior. Por exemplo, você pode em sublimação estampar uma foto, coisa que na serigrafia só é possível com uma resolução bem mais baixa. Outra vantagem da sublimação é a quantidade. Para fazer 1 peça ou 100 o custo fixo é muito parecido, diferente da serigrafia, que exige um investimento fixo alto, que se rateado entre poucas peças fica caro.

Ponto fraco da sublimação

Apesar de existem técnicas de sublimação que possibilitam estampar peças escuras, elas ainda não tem a mesma qualidade da serigrafia. Portanto o principal ponto fraco da sublimação é só poder ser utilizada em malhas e tecidos claros e de poliéster.

Além da sublimação e da serigrafia existem diversas técnicas de estamparia, que você pode conhecer aqui no Estampa Web. Fizemos a comparação entre as duas por atualmente serem as mais utilizadas.

Se quiser se aprofundar no assunto SUBLIMAÇÃO, considere ler o artigo Como começar com sublimação, que é bastante esclarecedor.

86 thoughts on “Sublimação é melhor que serigrafia?

  1. trabalho com serigrafia e sublimação hoje com a inovacão temos tintas 0 toque que fica bastante leve quase sem tok a serigrafia se torna melhor pq pode ser aplicada em qualquer tecido , de qualquer cor embora tenha todo o processo de revelação de telas ja a sublimação so pode ser aplicada em tecido claro e com um percentual de poliester

    • Você vai estampar roupa para ginástica (fitness)? A sublimação é tão usada quanto a serigrafia plastisol nesses casos. Depende muito do tipo do desenho.

      • Sublimação precisa que a fibra seja sintética, ou seja tanto poliamida como poliéster pode utilizar a sublimação.

  2. bom dia ! gostaria de uma ajuda tenho quem desenhar nas minhas sandálias, qual seria melhor opção a sublimação ou serigrafia, as sandálias são de borrachas microporosas, obrigado aguardo…

    • Olá… tanto faz a técnica. Em ambos os casos você precisará preparar a sandália para receber a tinta, para que ela aguente o uso e as lavagens.
      Caso você não tenha experiência em serigrafia eu indico a sublimação, que é mais fácil de aprender e mais barata para começar.
      ABRAÇO

  3. Olá, boa tarde.
    Estou começando um negocio de chinelos personalizados. Ouvi dizer que a sublimação não possui cores tão vivas e desgasta com o tempo (fica “lavado”), além de desbotar em borrachas microporosas. Por isso me indicaram o silk. Isto é verdade? Ví um chinelo em sublimação que em pouco tempo perdeu as cores, procede?
    obrigado

    • Olá… já vi chinelos em sublimação durarem muito tempo. Depende muito da qualidade da borracha que você comprar. A questão de desbotar pode acontecer com o silk também. Isso é relativo, depende muito da qualidade dos produtos que você vai usar.
      O problema do silk é a quantidade, só vale a pena se você quiser fazer vários chinelos iguais.

      ABRAÇO

  4. Olá Boa Tarde!

    Para estampar em tecidos 100% algodão a sublimação não funciona? E se o tecido tiver maior composição em algodão e menor em poliester?
    A estampa sublimada apresenta rachaduras ou descasca conforme as lavagens?
    Obrigada.

    • Olá… algodão não presta para sublimação. E se o tecido for misto, somente os fios de poliéster serão tingidos, resultando em uma estampa de baixa resolução. Quanto a rachaduras, isso nunca acontece com sublimação.

      • Olá, tenho pesquisado bastante sobre o assunto, em especial aqui no site. encontrei o post “sublimar algodão – é possível? Como?” que diz que é possível com o uso de uma resina.
        Além disto vi diversos videos no youtube de pessoas que fazem e vendem impressoras adaptadas (como a T1110) que imprimem direto na camiseta, tanto em clara quanto em escuras e 100% algodão.
        Gostaria de saber se neste caso dá pra fazer mesmo ou não pois o resultado não deve ser bom!?
        Obrigado

        • Olá, Thiago… sinceramente, na minha opinião, a técnica de sublimar algodão e tecidos escuros ainda esta “engatinhando”. O resultado deste tipo de estampa é insatisfatório. ABRAÇO

          • Sublimação tem que evoluir muito na minha opinião. Tanto em algodão como polyester. O Sik-Screen da mais vida nas estampas. principalmente com Plastisol.

  5. Ola meu amigo. Gostaria de saber qual seria a melhor borracha para se trabalhar com chinelos, uma vez que tem tanta informação que acaba nos confundindo, principalmente eu que começei agora. amelhor borracha para sublimar e a melhor para as temperaturas de 200 graus. obrigado. me ajuda ai mano kkkkkk

    • Olá Sérgio… geralmente quem trabalha com sublimação compra o chinelo pronto já, chinelo especial para sublimação, tem nas lojas de foto-produtos e material para estamparia.

      Quando você se refere a tipo de borracha, você quer dizer que quer fazer seus próprios chinelos?

      ABRAÇO

  6. Boa noite, gostaria de saber se dá para usar sublimação em metal, alumínio, pois trabalho muito com esse material.
    Obrigado a todos!

    • Olá, Bruno. Para sublimar o material precisa ter poliéster na composição. Talvez se esses metais forem resinados com poliéster funcione.

      ABRAÇO

  7. Boa tarde!

    Eu e minha sócia estamos focadas em abrir um negócio no ramo de camisetas estampadas personalizadas, com número x de camisetas por estampas. Gostaria de saber qual seria a melhor técnica para fazer nossas camisetas, porque quero uma estampa com ótima qualidade e que não saia após várias lavagens. Li vários posts mas continuo na dúvida, de qual impressora comprar, qual técnica desenvolver. Não queremos que o desenho se limite de um A4 na impressão, e nossos materiais será diferenciados, tanto como algodão, como blusas de malha. Você poderia nos ajudar?

    Obrigada desde já.

    • Olá

      Sublimação seria a melhor técnica para desenvolvimento e com qualidade. temos também, o power film, que é nada mais que uma bobina de film para recorte que transfere para o tecido. ótimo para logotipos em camisas.

      confira: embaplan.com.br

    • Olá Isadora, as minhas duvidas são as suas, como mais um detalhe….qual melhor software para fazer os desenhos estou fazendo um curso no senac de pacote grafico….ja abriu seu negocio Isadora?

  8. Boa tarde, venho pesquisando sobre os tipos de estampa e acabei que caindo em seu site, gostaria de saber qual tinta em silk fica mais toque zero e suave no tecido, desde ja agradeço.

    • Olá… todas as fabricantes tem linha toque zero. Porém não basta só usar a tinta ideal, é necessário conhecer a técnica e usar as telas corretas também.

  9. Olá gostaria de saber qual impressora indicada para imprimir sublimação ou transfer e para mim ttrabalha com com algodão o resultado só fica bom com o silkscreen? Desde já agradeço!

  10. boa noite amigo.estou entrando nesse ramo agora e preciso saber quais os fabricantes com as melhores maquinas no mercado de sublimaçao.eu achei a rimaq e compacta print mas vi alguns depoimentos das duas que fiquei com um pé atras,entao queria que vc me ajudasse pra achar esses fabricantes com boa reputaçao no mercado.vou comprar todas as maquinas de sublimaçao.aguardo seu retorno

    • Olá… vcs fala da prensa térmica? Melhor comprar uma nacional mesmo, as chinesas são mais em conta porém não tive uma boa experiência com as mesmas.

  11. Estou começando a estampar camisas e gostaria de saber se as máquinas de estamparia manual pode usar cores escuras também para estampar e qual o tecido que posso usar nessas máquinas manuais

  12. Ola! Estou pesquisando para abrir um ateliê de estampas. A prensa térmica é a mesma para qualquer tecido? Estou na dúvida de que tipo de impressora comprar por causa da tinta. Qual o mínimo de poliéster para sublimar? Camisetas femininas com caimento melhor são de poliéster. Mas existe a opção de algodão com elastano. Que tipo de tinta para esse tipo de tecido? Imagino que não seja a mesma tinta…
    Grata desde já!

    • Olá…
      A prensa é a mesma sim. Quanto a impressora, as da Epson são boas, como a L355 por exemplo.
      Para algodão a sublimação não serve… se você quiser estampar algodão use silk-screen.

  13. E quando se refere ao processo transfer a laser? Qual a melhor opção? A laser é bem mais resistente que a transfer comum ou não? E se for é melhor que a sublimática?

  14. conhece a brother gt3 series? sao boas? com elas, somente consigo
    imprimir com qualidade em poliester? alem da impressora, preciso de mais alguma maquina para finalizar o produto? obrigado pela atencao!

    • Olá… já vi ela trabalhando sim, e estava imprimindo em algodão. Maiores informações não tenho, porém sei que somente ela faz a estampa toda, não precisa de nenhum maquinário extra.

  15. boa noite, comprei uma maquina de fazer chinelo e uma prensa termica, mas prensei em camiseta preta e n ficou legal devido o papel O.B.M , gostaria de saber qual a melhor marca para se compra da maquina silk scren , to pensando na empresa chinelo marq, o que vc sugere???? aguardo o retorno…..

  16. Olá,

    Se eu chapar um fundo branco em serigrafia em uma camiseta de algodão preta,é possível fazer uma sublimação em cima desse fundo de serigrafia?

    • Caramba Junior, eu estava exatamente com essa mesma ideia! Seria possível?!
      Como o Marco respondeu, eu imagino uma tinta especial mesmo, mas qual seria? Tem que ser uma tinta que trabalhe bem na passagem da tela e ao mesmo tempo aceite a tinta de sublimação. Aqui mesmo na página é mostrado um vídeo em que a base não é feita com tinta-silk comum, mas sim como preparação/base chamada discharge e não precisa ser o fundo chapado, pode ser reticulado como a imagem final. O resultado só é visto após o aquecimento/cura das tintas no final do processo. Seria algo deste tipo.
      Pra falar a verdade existem alguns produtos incolores para fixarem o transfer, que são aplicados no algodão, não como uma base exata do desenho, mas sim pegando toda a área. Não sei sobre a eficiência, se funcionam bem em algodão preto e se são resistentes ao tempo e às lavagens.
      Se alguém tiver alguma experiência com a tinta especial ou este produto…

  17. Olá, gostaria de saber qual é a indicação para o melhor tipo de impressão em um tecido com 90% de poliamida, onde a estampa possa ter uma ótima qualidade e realidade de cor quando impressa.
    Obrigada!

  18. ola,
    estou fazendo um plano de negocios de uma empresa de camisetas estampadas.
    Gostariamos de trabalhar com pecas 100% algodao pima.
    Voce sabe me dizer qual a tecnica de imppressao que as empresas do setor utilizam?
    Tem que ser silk ou existe alguma alternativa?
    Se so existir o silk, eu consigo montar uma pequena oficina ou devo terceirizar?

    Obrigado!

    • Olá… o mais indicado é silk sim. Você pode montar uma pequena serigrafia sim, mas dependendo da estampas pode ser bem difícil aprender a técnica do silk-screen. Por exemplo, telas de quadricromia são bem complicadas de gravar para quem não tem experiência.

  19. Ola tenho uma loja de camisetas, T-shirts e tals.. Porem eu pego no atacado, mais tenho uma vontade enorme de confeccionar os meus próprios modelos e estampas.. Podem de dar dicas de como iniciar isso, do que eu precisaria pra iniciar, tipo qual melhor prensa indicada para isso, qual a impressora e todos em conta inciialmente nao posso comprar muito caro.. lembrando que as camisetas a quais eu trabalho são 100% algodão fio 30.1 penteado. E algumas flame, ou 100% elastano.. Bom não entendo muito de tecido mas são esses segundo me informam os fornecedores.. E geralmente saem mais cores escura, tipo prêt, verde, azul, vermelha, e cinza são as cores que mais saem aqui.. Queria dicas pra corte de regatas tbm.. Quem puder me ajudar com isso agradeço meu email é anapauladssouza@gmail.com

  20. Boa noite, tenho uma dúvida: a sublimação deixa a estampa com toque emborrachado ou tem caimento, maciez? Pretendo trabalhar com regatas e aplicar estampa na gola, por isso a textura é importante. Obrigada desde já!

  21. Quero fazer um biquini original, o tecido pode ser em poliamidia, o que posso usar para que fique perfeito? Ou que tecido e que tecnica é que posso usar para imprimir os meus propios desenhos para um bikini? Obrigada.

  22. Olá, estou fazendo um trabalho de Estamparia, no qual devo escolher uma loja falar sobre ela e as técnicas de estamparia mais utilizadas, escolhi as Lojas Marisa, mas não acho essa informação em lugar nenhum. Então gostaria de saber, quais são exatamente as técnicas de estamparia e como diferenciá-las !
    Agradeceria a ajuda.

    • Olá… primeiramente acho interessante este termo “moletom 100% poliéster”. Em mais de 10 anos que trabalho com isso só vi moletom com algodão na composição. Existem diversos moletons que chamamos de PA, que geralmente tem 50% de algodão e 50% de poliéster.
      Outra questão é a da cor preta… é possível sim, se eles sublimaram a parte preta toda.
      E em relação a durabilidade, depende muito da qualidade dos materiais utilizados.

  23. Boa tarde, estou iniciando no ramo de estampagem e ainda tenho muitas dúvidas. Tenho em mente abrir uma marca de camisetas de surf wear, o material será em algodão, a serigrafia seria a melhor opção? Ouço muito falar que sublimação só é aplicado em poliéster, teria outra técnica para estampagem em tecidos de algodão? O transfer com tinta pigmentada é indicado nestes casos? Qual a qualidade e duração deste tipo de serviço? O transfer só é aplicado em camisas claras com qualidade ou posso aplicar em camisas escuras?

    o trabalho final que gostaria de apresentar para o meu cliente é semelhante a este:

    http://www.hawaiivirtual.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/c/a/camiseta-mcd-branco-04091360-101542031-129_90-2.jpg

    • Olá… para camisetas de moda em algodão o ideal é a serigrafia mesmo, pela qualidade e durabilidade. Não indico o transfer pois você terá problemas de qualidade.
      Com serigrafia é possível sim fazer esse tipo de foto que você me enviou.
      Temos um curso profissional que talvez possa te ajudar muito em seu projeto, se tiver interesse: http://designdeestampas.com.br/comprar/
      ABRAÇO

  24. Olá, Marco.

    Queria saber sua opinião entre Serigrafia ou Sublimação em relação ao toque? A sublimação tem aquele efeito plástico similar ao transfer ou consegue-se fazer uma sublimação com “toque zero” similar a serigrafia?
    Vi bastante vídeos e posts em relação a conseguir fazer sublimação em camisas de algodão e camisas escuras. Realmente é possível? o efeito é o mesmo?
    E uma última pergunta: As grandes marcas como Osklen, Redley e outras nesse nicho usam mais a técnica de sublimação ou serigrafia?

    • Sublimação “pura” tem toque TOTALMENTE zero. Só fica toque se usar transfer, OBM ou algo parecido, que o pessoal geralmente usa para estampar algodão, como você comentou.
      As grandes marcas usam diversas técnicas, mas a grande maioria das peças ainda é feita em silkscreen (serigrafia).
      ABRAÇO

  25. Olá, adorando o site. Tenho um problema, trabalho com sublimação e preciso fazer estampas em camisetas escuras ou outros tipos de malhas /tecido. Como por exemplo poliester preto, algodao, piqué (usada nas polos) e para tanto comprei da serilon e da siser um material (tipo OBM) para impressao sublimática (poli tape acetinado) e um apenas para recorte (vinil termocolante) ambos saem com facilidade. Isso procede, você conhece esse material e sabe se é normal sair com certa facilidade.
    obs: ele não larga só, porém se a gente conseguir pegar na ponta do material e puxar ele sai completamente.

      • Olá, pelo que li nos comentários anteriores é possível sublimar poliamida , confere? Desejo estampar roupas em malha poliamida UV , mas como são vários temas diferentes e cores diversas fica mais em conta do que o Silk?será que fica legal ?

  26. Boa tarde pessoal.
    É possível começar a trabalhar e conseguir clientes com apenas 1 máquina dessas que fazem “sublimação”, visto que o mercado tem várias empresas que já atuam com qualidade no ramo? O que fazer pra se diferenciar no ramo de estampas com sublimação?
    Obrigado.

  27. Gostaria de saber qual seria a melhor maquina de sublimação de camisetas, que teria a melhor qualidade da estampa.
    Se puder me ajudar, agradeço.

  28. Estou começando um negocio de estampas de camisetas mas não gosto do poliéster em camisetas para usar dia a dia, gosto mais do algodão porem não queria trabalhar com uma escala muito grande de estampa, nesse caso o transfer me atenderia bem? Pois já comprei 2 impressoras Epson L1300 mas estou preocupado em colocar a tinta pigmentada e depois não atender o meu negocio, o que faço nesse caso, poderiam me ajudar?

  29. Poderia me informar qual a técnica utilizada para impressão dos números nas camisas de futebol?
    A impressão fica parecida como um adesivo aplicado sobre o tecido.
    Abraços e obrigado

  30. EU trabalho com sublimação, e realmente camisas escuras é o ponto franco, embora já exista no mercado diversos tipos de OBM, com toque bastante fino e com excelente acabamento. Quanto ao tecido, também faço sublimação em algodão e PV, com o o devido preparo do tecido. Os resultados tem sido bastantes satisfatórios.

  31. Bom Dia, gostaria de saber a duração da impressão em sublimação.
    Tipo não fica com a cara de camisa comprada na feira, que depois de 2 meses de lavado começa a racha tudo desenho?
    Pois sei que o desenho silkado não racha, fico varios anos e ainda fica bom a aplicação.
    Poderiam me ajudar?

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.
  • Quer perguntar para mais pessoas? Acesse nosso forum http://estampaweb.com/forum/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*