Sublimação – cuidados na hora de imprimir

Confira abaixo algumas dicas importantes na hora de imprimir para sublimação, seja em grandes formados ou pequenas impressoras adaptadas.

  • Sala Climatizada – Importante para manter a estabilidade do papel, uma boa secagem da tinta no papel impresso, preservação dos cabeçotes. Não direcionar a saída do ar condicionado em cima da impressora.
  • Temperatura e umidade ideias – A temperatura deve estar sempre entre 20°C e 25°C. A umidade ideal deve ser de 50% a 60%.
  • Nivelamento: Tanto a máquina quanto o bulk devem estar bem nivelados.
  • Tintas: verifique o nível de todas as cores e se o bulk está funcionando perfeitamente. Caso seu bulk seja pressurizado, não esqueça de liga-lo. Jamais deixe a impressora “secar” de tintas.
  • Papel: certifique-se de estar usando o tipo e o formato de papel correto.
Sublimação - cuidados na hora de imprimir
Sublimação – cuidados na hora de imprimir

Leia nosso guia de como começar a sublimar e aprenda a técnica da sublimação com mais detalhes.

23 comentários em “Sublimação – cuidados na hora de imprimir”

  1. Bom dia. Trabalho numa estamparia fazendo os desenhos, sempre trabalhamos com silkscreen, e os serviços de sublimação eram poucos e fora, atualmente cresceu a demanda de sublimação conosco. Faço algumas artes em Photo e desenhos no Corel e transporto essas artes p/ o Corel. Minha duvida é em relação a impressão, pq a empresa q mandava os desenhos eles sempre diziam q tinha alguma coisa a mexer na arte, q ñ estava imprimindo com as cores certas, etc… D qualquer forma sempre tinha algum erro… Existe algum programa específico p impressão ou pelo Corel msm posso imprimir??!!
    Att,
    Anderson

    Responder
    • Olá… eu uso o Photoprint para gerenciar as impressões. Com ele é possível configurar um perfil de cores mais adequado com as cores do seu monitor. ABRAÇO

      Responder
  2. Boa noite .
    Estou enfrentando um problema na sublimação, onde as figuras impressas saem certas as cores, mas depois de sublimar as peças, as cores transferidas ficam diferentes . Por exemplo, a cor azul fica rosa e assim por diante. Oq tenho que fazer para resolver este problema ?

    Responder
    • Você está com problemas de calibragem de tela e configuração de perfil de cores de sua impressora. Você chegou a fazer um curso de design de estampas? Talvez seja bom você conhecer alguma técnicas aqui: http://designdeestampas.com.br/

      Responder
  3. ola minha sublimaçao é em tecidos de poliester branco, so que esta saindo claro e desbotando rapido . gostaria de saber o que fazer meu papel e sublimatico e de boa qualidade minha prenssa e da compacta print estou com dificuldades .

    Obrigada!!!

    No aguardo.

    Responder
    • Olá Daiane… desbotando com as lavagens? Isso não é normal com a sublimação. Tem certeza que esse tecido tem realmente no mínimo 90% de poliéster?
      Outra coisa, a impressão na folha já aparece fraca ou somente quando você prensa?
      ABRAÇO

      Responder
  4. Por favor, tenho uma impressora L210 epson, quando faço a impressão da arte sai um ligeiro spray de tinta vermelha nela. Não dá pra ver esse spray até que aquecemos o papel. Imprimi algumas canecas e ficou esse spray na caneca, mesmo nas partes em que a tinta é de outra cor. Obrigado.

    Responder
    • O carrinho do cabeçote não está batendo na folha durante a impressão? Isso pode ocorrer pois as folhas estão com bordas tortas. Da uma olhada nisso… se não for pode ser seu cabeçote que estourou.

      Responder
  5. Por gentileza, tenho um caso a relatar. Realizei uma arte no Corel Draw, para aplicar em Mousepad. Uso uma prensa 3d Heatpress ST3042. Verifiquei que o tempo para ocorrer a transferência é de 3min. A partir do 2 mousepad, a imagem começou a avermelhar, mesmo com a temperatura sendo inferior a 200ºC e o tempo não ter aumentado. A partir do 4 mouse pad, o preto foi substituido por um vermelho acizentado. A minha dúvida é se com a temperatura excessiva, o material tende a avermelhar, indicando excesso de tempo de prensagem?

    Responder
    • Olá Sandro… pode ser sim que você está com muita temperatura e a tinta está “queimando”. Tente trabalhar com menos.

      Responder
  6. Já executei a limpeza dos cabeçotes três vezes sequenciais como é recomendado, verifiquei os jatos e está tudo ok, mas quando vou imprimir a arte, aparecem listras verticais por todo o desenho ou foto, como faço para evitar isso?

    Responder
    • Já fez o alinhamento também? Se nada disso resolver é porque seu cabeçote está MUITO entupido, e pode ser quase impossível reverter. ABRAÇO

      Responder
  7. Ola boa tarde estou com uma dúvida. Eu posso armazenar estampas impressas no papel sublimatico? Elas perdem a qualidade com o tempo?

    Responder
    • Oi Amanda… estraga com o tempo sim. Mas se armazenada longe da luz, calor e umidade dura bastante.
      ABRAÇO

      Responder
  8. olá, gostaria de saber qual tipo de programa usar para as estampas sair corretas na caneca, camisetas,etc e não contrária?

    Responder
  9. Olá. Pretendo entrar para o ramo de sublimação porém ainda tenho duvidas sobre as cores e como elas iriam fica nas camisetas, por exemplo, eu faço uma arte no photoshop. Então, digamos que seja algo com o fundo branco. Na hora de estampar irá ficar a marca do formato da folha? sendo que o fundo estampa seja mais claro que a cor da camiseta, se sim. Posso resolver isso?
    Desde já obrigado!!!!

    Responder
  10. Tenho uma L395 e na hora da impressão o desenho sai claro e quando tempo estampar a imagem fica clara e sem cor, isso poderia ser a tinta ou o papel, a tinha é sublimativa assim como o papel

    Responder
  11. Olá, qual a qualidade de impressão e tipo de papel eu coloco para sair uma boa impressão? uso papel sublimático de fundo azul.

    Responder
  12. Quando eu imprimo aparece as guias na folha de impressão, como posso eliminar isso? e qual a configuração certa para colocar na hora de imprimir, tipo de papel e qualidade?

    Responder

Deixe um comentário