Papel Sublimático (tratado, calandrado e comum)

Muito se fala sobre os diferentes tipos de papel que podemos usar para sublimação. Eles são basicamente 3:

  • Papel comum
  • Papel tratado
  • Papel calandrado

O papel comum não preciso nem falar que é o menos recomendado. Você vai gastar mais tinta, pois ele “suga” mais e vai consequentemente ter uma impressão com menos definição.

Papel Sublimático (tratado, calandrado e comum)
Tratado, calandrado ou comum? E agora!

Já o papel calandrado é uma boa opção, bastante em conta ($$$$) se levar em consideração o preço do papel tratado. Ele basicamente consiste em papel comum que passa por uma calandra (grupo de cilindros) para reduzir sua espessura, melhorar a suavidade e dar um brilho. Com isso ele aceita bem melhor a tinta sublimática, sendo bastante indicado para trabalhos que necessitem uma fidelidade de cor menor e uma resolução não muito alta.

O top de todos é o tratado, com certeza. Porém esse diferencial de qualidade se reflete no seu preço, que em média atualmente é o dobro do calandrado. O lado bom dele é que, apesar de encarecer o processo, faz você economizar em tinta, traz uma grande fidelidade de cores e a resolução mais alta possível que sua impressora suportar.

Resumindo: evite de usar papel comum; se for fazer trabalhos que exijam preço baixo a uma qualidade aceitável, use o calandrado; se quiser fazer trabalhos excelentes, não tem jeito, prepare seu bolso e compre o papel tratado. Leia também o nosso guia de como começar a trabalhar com sublimação.

16 comentários em “Papel Sublimático (tratado, calandrado e comum)”

  1. Sabe informar onde comprar o papel tratado para realizar sublimação?

    Responder
    • Existem alguns fabricantes que produzem papeis com tratamento para sublimação.
      Ja utilizei papeis Havir, muito bons mais bem caros, e o que eu recomendo são os da Quinprint, que possuem um otimo custo beneficio.

      Responder
    • Existe o papel tratato 90g da visão maquinas que esta tendo uma aceitação ótima no mercado um papel bom para trabalhar com custo beneficio bem abaixo do mercado.

      Responder
  2. Você trabalha com a/4 para sublimação
    Aguardo .
    Luiz,,,

    Responder
  3. Teria alguma dica de papel durinho tipo que sirva para cardapio, cartões de visita tag etc que possa ser sublimado?

    Sei por exemplo que o quebra cabeça é de papel e pode ser sublimado pois recebeu resina, teria esse mesmo papel para fazer esses serviços acima?

    Responder
    • Olá, desconheço tal material. Mas acredito que em qualquer loja de foto produtos ou insumos para sublimação vão poder lhe informar.

      Responder
  4. Peço que me envie orçamento dos Papeis Tratado…
    E tamanhos disponíveis dos papeis.

    Responder
  5. Olá, eu estou começando nesse ramo agora e tenho algumas dúvidas, gostaria de saber para imprimir o desenho é direto nesse papel tratado??

    Responder
  6. Boa tarde minha duvida é esse Papel indicado acima pode estampar camisetas coloridas támbém, alguem sabe me dizer vi em um artigo quem tem um proprio para camiseta colorida, Tem algum para me indicar que sublima qualquer cor?

    Responder
  7. Olá. Quero primeiro agradecer pelas informações. Tenho aprendido muito, mas estou com uma dúvida: Quanto tempo dura a tinta no papel comum e o de fundo azul? Exemplo: eu quero imprimir hoje e prensar na semana que vem ou no outro dia. Pode? quando o tempo vai passando ele vai ficando fosco na hora de prensar? Obrigada e sucesso.

    Responder
    • Oi Angelica… sem guardados longe da luz e da umidade os impressos costumam durar bastante sim. Mas não recomendo deixar guardado por mais de 15 dias pois já pode começar a dar diferença nas cores. ABRAÇO

      Responder
  8. Quando calandro, as imagens estao passando de uma arte para outra, tipo manchando , porque ocorre isso? antes não acontecia. Uso calandra.

    Responder
  9. Olá, me chamo Gabriela e gostaria de começar um negócio de estamparias porém tenho algumas dúvidas. Você pode me dizer se quando eu imprimir um desenho no papel para depois sublimar e se for em uma camisa escura, vai sair somente o desenho ou a parte branca do papel? E quais marcas de máquinas são as mais recomendadas a custo benefício? E ainda, vou precisar apenas de uma impressora, papel específico, prensa e tinta específica? ou ainda tem mais materiais a serem usados. Agradeço desde já!

    Responder
    • Olá Gabriela… de uma olhada nos arquivos do nosso site que todas essas perguntas já foram respondidas. Use o campo de busca na lateral esquerda.

      Responder
  10. Oi pode me tirar uma dúvida estou usando o Havir. Ele é qual desses modelos. Pq esse eu ganhei em rolo. E não veio nenhuma descrição.
    E acho a qualidade muito boa.

    Responder

Deixe um comentário