A importância de uma boa tinta para sublimação

Quando no Brasil se começou a dar os primeiros passos na Sublimação existiam meia duzia de tipos de tinta sublimática que custavam uma fortuna. Agora que ela virou uma “febre”, o mercado se encheu de fornecedores, fabricantes e importadores, cada um dizendo que sua tinta é a melhor e que as concorrentes irão estragar sua impressora.

O que é verdade nisto tudo é que uma tinta ruim realmente pode detonar a cabeça de impressão de sua impressora, principalmente se conter impurezas. Mas os problemas de usar tinta de má qualidade não param por ai:

O barato pode sair caro, pois tintas de sublimação tem diferentes rendimento, ou seja, você pode estar pagando menos por algo que vai imprimir menos.

Outro fator importante que deve ser analisado é a definição das cores e a qualidade da arte final, pois dentro do potinho toda tinta é igual, ela vai começar a se mostrar de verdade quando for para a produção… dai a importância dos testes.

Se a tinta for muito vagabunda outro problema que você terá é a durabilidade da impressão, pois sua fixação pode ser baixa, fazendo com que as peças desbotem mesmo com pouco uso.

A importância de uma boa tinta para sublimação
A importância de uma boa tinta para sublimação

Além de tudo isso, a conformidade dos lotes é outra coisa que deve ser considerada na hora de comprar tintas. O perfil de cores que você montou em seu software de impressão (Wasatch, Photoprint, etc…) serve para aquele tipo e lote de cores. Se você mudar de fornecedor, provavelmente vai mudar tudo, pois, por exemplo, o amarelo de um fornecedor geralmente é bem diferente do amarelo e outro. O ruim é quando seu fornecedor tem diferentes “tons” das mesmas cores. Fuja disso, compre somente tinta de fornecedores que conseguem manter o padrão, senão você vai se estressar muito com seus perfis de cores.

Fazer boas tintas não é um processo barato, portanto, se o preço for baixo de mais desconfie.

Não queremos fazer propaganda de nenhuma marca de tintas aqui no Estampa Web, porém se você tem alguma indicação de bons fabricantes, deixe nos comentários para os demais visitantes. Se estiver interessado em aprender a trabalhar com sublimação leia este texto.

57 comentários em “A importância de uma boa tinta para sublimação”

  1. concordo! estou pesquisando tintas. mas com a infinidade no mercado é dificil escolher alguma.
    gostaria muito que me indicasse ou me esclarecesse alguma.
    ouvi falar de j-teck, Formulabs Sinsient, Lasertek
    sabe me dizer?

    Responder
    • Não conheço essas marcas… atualmente utilizou uma nacional da BM do Brasil, que esta me surpreendendo.

      Responder
    • ola a melhor que tem no mercado é a J-TECK, é a mais moderna melhores cores preto mais preto e vermelho mais vivo, rende mais e tem a tecnologia nano que não entope a cabeça de impressão, e a tecnologia cluster ,não é toxica alem de muitos outros motivos abraço…http://www.j-

      teck3.com.br/e_jet

      Responder
      • Bom, concordo em partes, utilizo j-teck desde 2010 por ter as cores mais vivas, mas de uns tempos pra cá a qualidade da tinta veio caindo, cores desbotadas e não tão vivas como eram no começo. Estou a procura de um novo fornecedor

        Responder
        • Você pode nos contatar, trabalhamos com a NUTEC, uma das melhores e mais conceituadas marcas de tintas à base de solvente no mercado brasileiro, que lançou a linha para sublimação. Entre em contato 11 2087-0372.

          Responder
  2. Olá onde posso encontrar essa tinta da BM do Brasil?

    Responder
  3. Muito bom seu esclarecimento sobre a qualidade de tintas sublimaticas. Realmente hoje a sublimacao virou febre no brasil e no mundo. Muito bem quando voce fala sobre precos e qualidades..
    Estou aqui representando a Sawgrass Technologies dos USA.. essa e sem duvida a melhor tinta e a pioneira e inventora de tintas sublimaticas no mundo.
    http://www.sublimink.com.br
    [email protected]

    Responder
    • fato a Sawgrass pioneira é umas das melhores a tempo estou usando as que a Janete tem me vendido são top perfil de cores bem calibrado ,Ja usei também elvajet (suíça) bom resultados e a jteck, mais hoje estou com Sawgrass e os resultados são mais top ja tive , duvidas si olhar resultado meu Facebook https://www.facebook.com/SnooPersonalizados

      Responder
  4. Ola´, boa tarde
    Meu nome é Fernando Pereira, eu pretendo iniciar um negocio nessa área de estampar camisetas, eu preciso de algumas dicas, se alguem poder me ajudar eu agradeço. entre em contato pelo meu e-mail. [email protected]

    Responder
    • Olá Fernando… continue estudando o material do site que com certeza você irá aprender muito. ABRAÇO

      Responder
  5. A inktec é umna das mais conhecidas..Alguem ode me dizer seé boa??

    Responder
  6. eu quero saber o quanto custa estas 6 litro de tinta sublimática

    Responder
  7. bom dia
    comprei as tintas sublimatias da ginget em goiania só que no site aparecia o vidro com esta marca mas quando chegou vieram em um vidro sem marca achei que seria normal fiz o teste e nao consigo personalizar os chinelos estou fazendo o processo certinho como é ensinado e nao sai nada no chinelo.sera que a tinta que me mandaram nao é esta ?

    Responder
    • Olá Izabel… não tenho como lhe ajudar, pois não sei como é a tinta que você recebeu. Entre em contato com o fabricante e exija uma consultoria técnica.

      Responder
    • olá izabel, verifique se o chinelo possui uma camada de resina de poliéster para aplicação, caso exista, verifique se não te enviaram tinta corante ou outra.

      Responder
  8. Estou tendo problemas sérios por causa de tintas, mas não encontro em nehum lugar algo que me dê confiança para comprar tintas, uma vez que muita gente vende uma tinta com um nome e na verdade o conteúdo é outro. É um mercado totalmente prostituído, complicado. Se alguém conhece realmente um bom fornecedor, também quero saber, e quero saber o que garante que seja realmente tinta de boa qualidade.

    Responder
  9. Eu trabalho no ramo de sublimação há 06 anos, até hoje não encontrei uma tinta que me satisfaz 100%.
    A J-Teck eu comprei na revendedora Art Hot aqui de São Paulo, tive problema com a cor preta, que na realidade toda a estampa ficava na cor roxa.
    Não adianta falar que essa ou aquela tinta é melhor, o mais importante é saber se as distribuidora é honesta. Nesse país em que se falsifica desde remédios, gasolinas até whisky, porque não adulterar a tinta sublimática. Em uma galão de 05 litros de tinta o malandro colocar 01 litro de algum produto quimico, a tinta vai continuar imprimindo, só que com qualidade inferior. Tudo porque o preço da tinta sublimática é cara pra caraio.

    Responder
  10. Concordo plenamente com o Paulo, a ganância tem ultrapassado todos os limites. Como a maioria de nós compramos de fornecedores via net, se torna um prato cheio para a enganação. Cabe a nós que precisamos de bons fornecedores orientar uns aos outros e partilhar das experiências.
    Já passei por 4 fornecedores e ainda não estou satisfeito, minha proxima experiência agora será com a tinta da Sawgrass. Vamos ver !?

    Responder
    • Olá Gildasio! Quais foram as tintas que já havia experimentado? E a Sawgrass, no final das contas, foi aprovada? Ainda está usando ou descobriu outra?

      Responder
      • Oi Ana, ja nao estou mais c sawgrass. Estou utilizando as da empresa Economizou, está me atendendo bem. Mas acho q podem melhorar.

        Responder
  11. Bom dia a todos, Esse artigo sobre tinta é muito importante, pois é um ponto crítico que deve ser analisado na hora de comprar tinta para sublimação. uma tinta de baixa qualidade além de não proporcionar um trabalho de qualidade ainda pode danificar sua impressora digital, \\neste aspecto gostaria de indicar as tintas da FujiFilm, que são tintas de alta qualidade, fabricadas na Europa, seguindo padrões rigorosos de controle de qualidade. Para quem se interessar e quiser mais informações acessem lmcomercio.com.br. Somos representantes da FujiFilm em Minas Gerais e alguns outros estados.

    Responder
  12. Acabei de comprar a minha impressora e a prensa. E pesquiso quais os melhores fornecedores em preço e qualidade. Quero sua indicação.

    Responder
  13. Poderia por favor me informar o preço ja calculado com o frete para o cep:16401060 cidade Lins.E quais as formas de pagamento.

    Obrigado!!

    Responder
  14. Olá, bom dia!! Gostei muito desse artigo sobre sublimação, realmente a variedade de tinta na mercado é muito grande. Estou há quatro dias pesquisando tinta e ainda não me senti segura para arriscar comprar alguma. Se eu encontrar algum fornecedor de qualidade, indico pra vocês. Um abraço !!!!

    Responder
    • O preto da Sawgrass e considerado o preto perfeito . Voce pode adquirir na sublimink.com.br

      Responder
  15. A tinta da InkTec ou Bm Brasil é boa? para impressora da Epson

    Responder
  16. Boa tarde,
    Sou leiga no assunto, gostaria de indicação pra comprar máquinas de sublimação vi uma que é 8 em 1. A princípio pensei em começar só com chinelos, mas vi que pelo valor compensa comprar junto.
    Poderia indicar o lugar pra compra a máquina e a impressora?

    Muito obrigada

    Responder
    • Denise, bom dia!
      Esta é a minha primeira participação aqui no site, mas vou passar o meu ponto de vista.
      Máquina 8 em 1 ou 1 em 8? Este é o problema, você terá uma máquina que se der problema você perde as 8, se você estiver com um trabalho diversificado só poderá fazer um por vez (exemplo: canecas e camisas).
      Agora, será que de tanto enroscar e desenroscar o conector ele não daria problemas?
      Em particular, prefiro uma de cada, desta forma estou montando o meu negócio.

      Té +!!!

      Responder
  17. Boa tarde.
    Qual a melhor máquina para fabricação de chinelos e para estapa-los?

    Responder
    • Para fabricar ou para estampá-los? Os chinelos geralmente se compram prontos, somente é feita a estampa.

      Responder
  18. Ola,então a tinta para sublimação não é aquela que vem com a impressora e sim uma diferente especial para o serviço ?

    Responder
  19. Gostaria de me informa se o novo lancamento da epson a l365 tbem serve p sublimação?

    Responder
  20. Boa tarde! Uma das melhores tintas para sublimação é a Kiian (Manouquian). Tinta que tem estabilidade de cor, maior gamut de cor, menos limpeza durante a impressão, o que garante maior economia da tinta (pois na limpeza joga-se a tinta fora) e maior durabilidade das cabeças de impressão (quanto menos limpeza, menos disparos de tinta na cabeça de impressão). Grandes indústrias texteis no Brasil utilizam essa tinta. Se tiverem alguma dúvida estou a disposição.

    Responder
  21. Venho utilizando as tintas Tecnoink que são produzidas pela sul Coreana InkTech que é considerada uma das melhores e mais modernas do mundo, onde todos os lotes são rastreados as tintas são específicas para cada tipo de cabeça de impressão. Todas são vinculadas com o protocolo Sawgrass. Resultado cores vivas e clientes satisfeitos.

    Responder
  22. Gostaria de sabe preço e qualidade que as imagem nas camisas qual que cor

    Responder
  23. Preço e qualidade e estampa qual que cor de camisa

    Responder
  24. Boa tarde pessoal, semana que vem irei comprar minha prensa e a impressora Epson L220.
    De momento vou comprar a tinta sublimática da Sawgrass.
    Também estou na dúvida se compro uma 8×1 da http://www.imperiodasublimação.com.br ou se compro só a prensa da Rimaq.
    Vocês podem me ajudar se estou fazendo a escolha certa quanto a tinta?
    Um frasco de 100 ml imprime quantas folhas?
    Sobre a prensa, a Rimaq da 3 anos de garantia e custa R$ 3.200,00 a de 40×50, enquanto na Império a 8×1 custa R$ 2.500,00 e tem só 3 meses de garantia, o que faço?
    Desde já, agradeço a atenção de todos.
    Um forte abraço.
    Ricardo

    Responder
  25. Isso de o barato sai caro é realmente verdade, um amigo meu no ramo tinha uma Epson para A3, era novinha, mas ele queria economizar na tinta do BulkInk e comprou umas tintas chinesas no centro aqui de Curitiba, não deu 2 semanas usando elas a impressora deu pau, até hoje eu nunca usei uma tinta sem ser da propia EPSON, pode ser mais cara mas é muito melhor.
    Atenciosamente,
    Camisetas screen
    camisetasscreen.com

    Responder
  26. gostaria de saber como faço para comprar tintas para sublimação importadas

    e quanto ela custa

    Responder
  27. Bom dia!!
    Comprei as tintas sawgrass, e não encontro onde comprar o perfil icc!! Alguém pode informar se puder?

    Responder
    • Boa Tarde,
      O perfil de cor deve ser desenvolvido no seu material, tinta e equipamento, com espectrofotômetro. trabalho com desenvolvimento de perfis e manutenção de Plotter de impressão. qualquer duvida estou a disposição.

      Att.
      Vinicios

      Responder
  28. Gostaria de saber qual a melhor tinta sublimática.
    Agradeço!

    Responder
  29. Existe essa tinta original de sublimão da EPSON?
    Onde você comprou?
    Agradeço

    Responder
  30. Boa noite,ouvindo uma palestra de estampa para criança,a pessoa disse que tem que se usar uma tinta não toxica,entao estou com essa duvida,existe tinta para sublimaçao que não toxica?

    Responder
  31. OLA QUERIA SABER SE A TINTA INK TEC É BOA ALGUEM AI JA USOU OU USA PARA PLOTTER EPSON

    Responder

Deixe um comentário