Como sublimar malhas e tecidos escuros?

Como sublimar malhas e tecidos escuros?

Garimpando pela web achei algumas dicas no site Tudo Sobre Impressão, que se resumem basicamente a utilizar um papel especial que na realidade será o fundo branco que você tanto precisa. Vamos a elas:

Sublimar malhas e tecidos escuros…

Usar Papel transfer para tecidos escuros (dark transfer)

Este é um papel comum e facilmente encontrado. A frente possui uma base branca e o verso é marcado para que você não erre na hora de imprimir. Para usar este papel você deve imprimir a sua arte com tinta pigmentada ou corante sem espelhar, e então transferir a imagem normalmente em uma prensa térmica.

Este papel pode ser usado em tecidos de algodão, tecidos sintéticos e tecidos mistos (há também uma versão deste papel para tecidos claros), e o tecido fica mais grosso na área do transfer. Além disso o fundo branco ocupa toda a área da folha, portanto se você quiser que o fundo branco apareça somente em algumas áreas (por exemplo, no caso de um logotipo redondo) você deverá recortar a folha antes de prensá-la, usando uma tesoura ou uma plotter de recorte.

Siga as instruções da embalagem com relação a tempo, temperatura e pressão.

OBM – fundo branco termocolante

O OBM é um tipo de transfer que consiste de uma base de poliéster com aspecto emborrachado. Ele pode ser usado em tecidos de algodão, em tecidos sintéticos e em tecidos mistos, e permite criar uma aparência diferenciada.

O OBM não é impresso diretamente. Para usar o OBM você deve fazer o seguinte:

  1. Cortar a folha do OBM no tamanho e/ou formato desejados
  2. Imprimir a imagem espelhada em papel sulfite ou papel matte (fosco) usando tinta sublimática
  3. Prensar o OBM na camiseta por 10 segundos a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo o OBM
  4. Prensar a imagem impressa sobre o OBM por 30 segundos a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo a imagem

Existe também uma versão do OBM para impressoras laser coloridas homologadas (nem todas aceitam este papel). O OBM para impressoras laser coloridas pode ser impresso diretamente e transferido como os outros papéis, mas siga sempre as orientações da embalagem com relação a tempo e temperatura.

Poli film

O poli film, ao contrário dos outros papéis de transfer, é um material que deve ser usado em conjunto com uma plotter de recorte, ou seja, ele não pode ser impresso. Isto limita suas opções criativas mas é uma boa opção porque permite reproduzir coisas que não seriam possíveis com um papel de transfer, como por exemplo nomes brancos em uma camiseta escura.

Além disso o poli film está disponível em diversas cores e com diversas texturas, como liso, flocado, refletivo, neon, etc. Combinando estes diversos materiais é possível criar logotipos e imagens simples (chamadas de ‘vetoriais’) e produzir camisetas sem a complicação de mexer com tintas, entupimentos, etc.

Para usar o poli film basta fazer a sua criação usando um programa de desenho vetorial como o CorelDRAW ou o Adobe Illustrator e recortar o poli film com uma plotter de recorte como a Graphtec Craft Robo, a Silhouette Cameo ou dezenas de outras plotters de recorte disponíveis no mercado.

PU Solvente

O PU (poliuretano) Solvente é um material com fundo branco próprio para ser utilizado em impressoras de grande formato (plotters) equipadas com tinta solvente ou eco-solvente.

O custo inicial para se operar com este processo é alto (a partir de 20 mil reais) mas há vantagens: estas impressoras normalmente possuem corte integrado (Mimaki e Roland, por exemplo) assim você pode personalizar as camisetas escuras sem precisar recortar o transfer a mão. Além disso essas impressoras são de grande formato, ou seja, você pode imprimir desenhos muito grandes.

Querem mais detalhes sobre o assunto? Dê uma olhada no site do pessoal do Tudo Sobre Impressão… tem diversos artigos sobre sublimação lá. Ou leia nosso guia de como começar a sublimar.

Como sublimar malhas e tecidos escuros?

Como sublimar malhas e tecidos escuros?




Tags: ,

85 comentários Deixe o seu

  1. Eduarda #

    Boa tarde , gostaria de saber qual papel para sublimação que não fica emborrachado? Obrigada

    • Celso #

      O sublimação em tecido poliester com tinta sublimática e papel de sublimação não fica emborrachado. A função do papel é apenas de segurar a tinta sem absorvê-la muito, ao contrário de um papel comum. Então depois de impresso e só estampar na camiseta, fica com um resultado excelente mesmo! Ao contrário da sublimação em tecido de algodão, na qual o papel tem uma película, deixando com um aspecto um tanto emborrachado. Espero ter ajudado!

  2. joldmar querino #

    estou fazendo sublimação com papel comun sulfite perco muita qualidade por isso
    vejo que fica meio apagada não sei se é a tinta ou a afolha

    • Marco Aurélio #

      Provavelmente é a folha… invista em um papel tratado que você verá a diferença.

    • Rosana #

      Olá somos fabricantes de papel em sublimação , recentemente lançamos no mercado o papel
      tratado especialmente para sublimação, um lado é branco e fundo cinza, esse papel foi aprovado
      100% nas empresas que prestam serviços de impressão sublimática, dizem até que o nosso papel
      é melhor do que o papel da concorrência que o fundo é azul.
      Peça uma amostra sem compromisso e faça o teste.
      (11) 4151-3438- Rosana-Vendas

      • Lúcio #

        estou entrando no ramo de sublimação e gostaria de conhecer seus produtos

      • Jusane #

        Olá Rosana! Fiquei interessada pelo seu papel. Ele adere bem em tecidos com mistura de algodão (ex: 50% poliéster 50% algodão) e malha 100% acrílico? Muito obrigada!

      • Douglas #

        boa noite como faço pra testa o seu papel pelo o que eu vejo ele melhor do que o fundo azul que atualmente e o que eu uso diariamente fico no aguardo muito obrigada…

        • Olá, Douglas.
          Nós não comercializamos nenhum tipo de produto no Estampa Web, Somos uma revista digital que divulga novidades e produtos do setor.

          ABRAÇO

      • SILDA BARRADAS #

        Olá, gostaria de conhecer seu produto. Aguardo contato!

      • Isabelle #

        Interessante vcs tem site? Fazem entrega?

      • Alessandra Corrêa de Azevedo #

        estou interessada em comprar papel de fornecedor
        gostaria de saber os preços e frete ?
        papel transfer(p/ roupa clara e escura)
        e o preço do OBM ?

        • Olá, nós somos uma revista de design de estampas. Os produtos e serviços que aparecem em nosso site são somente para informar ao público. Existem diversos fornecedores nos anúncios em nosso site. Entre em contato com eles que com certeza lhe ajudarão. Obrigado por visitar nosso site. ABRAÇO

      • IRENE ALVES #

        Boa noite,

        Sou de belo horizonte estou montando uma estamparia e gostaria de conhecer seu papel vocês trabalham com papel transfer para camisetas escuras? Gostaria de receber a amostra sem compromisso para fazer um teste e um orçamento tambem. Trabalham com transfer termocolante para plotter?

        Aguardo retorno.

        Atenciosamente,
        Irene Alves.
        31 30811156.

        • Olá, nós somos uma revista de design de estampas. Os produtos e serviços que aparecem em nosso site são somente para informar ao público. Existem diversos fornecedores nos anúncios em nosso site. Entre em contato com eles que com certeza lhe ajudarão. Obrigado por visitar nosso site. ABRAÇO

      • JOAO FELISMINO #

        OLÁ ROSANA BOA NOTIE !
        GOSTARIA DE SABER SE TEM UM SITE PARA COMPRAS DE SEUS MATERIAIS?
        SOU DE SALVADOR (BA) AQUI É MUITO COMPLICADO PRA ENCONTRAR PRODUTOS NESSA ÁREA ,NÃO ENCONTRA PRATICAMENTE NADA E TUDO MUITO CARO (ABSURDO)
        GRATO

      • Gisele #

        Boa noite, Gostaria de poder experimentar seus produtos.Como faço para receber amostras?
        Atenciosamente!!

        • Olá, nós somos uma revista de design de estampas. Os produtos e serviços que aparecem em nosso site são somente para informar ao público. Existem diversos fornecedores nos anúncios em nosso site. Entre em contato com eles que com certeza lhe ajudarão. Obrigado por visitar nosso site. ABRAÇO

      • JOSE ROBERTO #

        Rosana, boa noite, pode entrar em contato comigo? contato@personalizartlondrina.com.br estou precisando de fornecedores desse porte,

        abrçs!

      • Fabiane #

        estou entrando nesse ramo, e estou meio perdida com o papel não sei qual usar,gostaria de contato para obter seus produtos (92)92437760.
        não sei como dar uma otima cor no tecido sempre sai meio apagado.

        • Olá… não vendemos esse material. Somos uma revista digital para designers.
          Qual a cor que tecido que você esta tentando estampar? Se na cor branca não esta saindo bem, pode ser problema na tinta, no papel, na carga da impressora ou ainda no tempo que a peça esta ficando na prensa térmica.

          ABRAÇO

      • loren #

        BOA TARDE ESTOU ENTRANDO NA ATIVIDADE DE SUBLIMAÇAO,GOSTARIA DE CONHECER SEU MATERIAL,DE PREFERENÇA SE TIVER UM PAPEL ESPECIAL PARA TECIDO ESCURO. AGURADO SEU RETORNO

        • Olá… não vendemos esse material. Somos uma revista digital para designers. ABRAÇO

      • Rafael #

        Ola Rosana gostaria de uma amostra do seu papel sublimatico obrigado, como Fço?
        Tel 4533069904

      • solange #

        ola gostaria de uma amostra do papel para tecido escuro e claro
        desde ja agradeço

      • ana paula #

        Olá Rosana, este papel serve para tecidos escuros???Os que tem fundo branco???
        Obrigada,

        Ana Paula

      • Wilson Ramalho Leite #

        Olá Rosana tudo bem.
        Gostara de saber mais detalhes do seu papel, e se você trabalha também com papel obm adesivo.
        Fiquei muito interessado, mande também o preço.
        Obrigado e bom dia.

      • Junior Ferreira #

        Ola Rosana, sou de Manaus estou buscando solucões pra prensar em tecido escuro. Gostaria de testar seu papel, e busco tambem um adesivo que aceite recorte e impressao para depois ir para prensa, vc tem algo parecido?
        desde ja grato pela atenção!

        no aguardo,
        Junior Ferreira

      • Maurilio #

        Ola Bom dia Rosana
        gostaria de receber amostras do seu papel de sublimação
        tenho uma confecção ..e estou começando a fazer sublimação
        você poderia me mandar umas amostras para eu testar

      • Marcio Gomes #

        Pode me mandar mais informações

      • valdecir camargo #

        rosana mmanda uma amostra

      • Renata Novais #

        Olá Rosana, gostaria de obter mais informações sobre este papel. Você informar para mim email? Obrigada!

    • aline #

      pode ser também a temperatura, tempo ou pressão da sua prensa térmica. eu imprimo em sulfite comum e fica mto boa, qd fica apagada é pq a temperatura está baixa, ou o tempo não foi suficiente ou o tecido não é de 100% poliester (se tiver algodão na composição cai a qualidade da estampa)

  3. joldmar querino #

    estou fazendo sublimação com papel comun sulfite perco muita qualidade por isso
    vejo que fica meio apagada não sei se é a tinta ou a afolha

    • Mariana Sai #

      Eu também faço sublimação com folha sulfite comum, porém a imagem fica muito melhor com o papl da marca CHAMEQUINHO. Geralmente ele é usado em escolinhas, deve ter um tratamento especial… sei lá!

  4. José Carlos #

    Quando utilizo o obm o resultado seria o mesmo que o transfer?
    Baixa qualidade a longo prazo? Ou teria o mesmo resultado que sublimação diretamente no poliester branco?

  5. bruno de moura poma #

    Olá, tem como imprimir camisetas coloridas com tintas sublimaticas? Depende do tipo de papel “transfer? Gostaria muito da ajuda de você!!!…

    Agradeço

    • Marco Aurélio #

      Olá…

      não depende só do tipo de papel não. A maioria das impressoras usadas para imprimir sublimação não imprime tinta branca, impossibilitando fazer o fundo. Dê uma olhada na seguinte máquina: http://estampaweb.com/2013/03/sublimacao-em-tecido/ Pode ser uma solução para você.

      ABRAÇO

  6. CLAUDIO GUARDABASSI #

    Informe por favôr se há possiblidade de sublimação sobre borracha,elástica,preta.
    Grato

    • Marco Aurélio #

      O importante é observar a composição… as tintas são feitas para estampar poliéster! Quanto mais poliéster melhor.

  7. Valéria #

    Preciso imprimir um logotipo q tem a cor cinza, mas já tentei varias vezes e ele fica meio marron claro, como faço????Grata

  8. Danielle #

    Olá, gostaria de saber se existe algum tipo de base para tecido escuro que seja utilizado no processo de serigrafia para depois a arte ser sublimada na prensa térmica. é que ouvi falar em algo assim…tbm tenho uma serigrafia

  9. Roberto #

    A tecnica usada para imprimir em camisetas escuras Papel transfer para tecidos escuros (dark transfer) e claros são resistes, sendo que para camiseta clara fica emborrachada, a sublimação e bem resistente e gostaria de tirar essa duvida, estou começando a fazer e não estou seguro para estar colocando no mercado.]

    Grato

    • Olá, Roberto.
      O ideal é você, antes de lançar qualquer produto no mercado, fazer testes de lavagem. A princípio a sublimação é muito resistente sim, mas depende muito da qualidade dos materiais que você usar.
      ABRAÇO

  10. Clarice Bighetti #

    Olá… como iniciante no ramo de transfer em camisetas tenho várias dúvidas:
    - as camisetas polo em picket 100% algodão, tbm podem receber o transfer normal?
    - cores claras como lilás e amarelos em camisetas, posso utilizar o transfer para camisetas claras?
    - quais os tecidos para transfer e tecidos para sublimação mais utilizados?

    Desde já agradeço muito…

    att.
    Clarice

    • Olá, Clarice
      Seguem as respostas a suas perguntas:

      - as camisetas polo em picket 100% algodão, tbm podem receber o transfer normal?
      Sublimação normal não, a não ser que você passe uma camada de resina antes ou utilize uma técnica complementar.

      - cores claras como lilás e amarelos em camisetas, posso utilizar o transfer para camisetas claras?
      Sim… desde que sejam de poliéster. Porém não esqueça que as impressoras não imprimem a cor branca, portanto sua arte final pode mudar de aspecto se utilizar fundos que não sejam brancos.

      - quais os tecidos para transfer e tecidos para sublimação mais utilizados?
      Qualquer tecido ou malha que tenha no mínimo 90% de poliéster em sua composição. Quando você vai comprar roupas ou tecidos, sempre vai ter uma etiqueta indicando a composição.

      ABRAÇO

  11. Demerson Barcelos #

    Olá, estou iniciando no ramo da estamparia e quero trabalhar com OBM (impressora laser) em tecidos escuros, existe grande oferta e variação de preço do mesmo no mercado, nenhum tem especificação técnica (pelo menos nas paginas visitas por mim), se pode ser impresso em laser ou não, como saber se o OBM é de qualidade e se pode ser impresso em laser? Vocês indicam algum fornecedor? Parabéns pelo trabalho, as dicas postadas aqui ajudam muito quem esta começando assim como eu.

    • Olá…
      cara, eu acredito que não seja possível imprimir em laser não. Não trabalhei com OBM ainda justamente pelo mesmo medo que você tem em relação a sua qualidade. O negócio mesmo (que eu pretendo fazer nas próximas semanas) é comprar de diversos fornecedores e começar uma série de testes antes de começar qualquer produção em série.

      ABRAÇO

  12. Maria Helena #

    que tipo de etiqueta devo usar para etiquetar tecidos em lycra, poliamida com elastano, sendo que esta etiqueta seria vazada, preciso que suas bordas se fixem firmemente no tecido sem risco de puxar fio ou descosturar.
    Fico no aguardo.
    Atenciosamente,
    Maria Helena

  13. Giovanni Gazzo #

    Onde comprar o papel OBM no Rio de Janeiro?

  14. Gleici #

    Para estampar camisa de cor 100% poliester, preciso de qual tinta e papel sublimártioc?

    • Olá… precisa de tinta sublimática e papel para sublimação (tratado ou calandrado, de preferência). ABRAÇO

  15. Diego Souza #

    Boa tarde,

    Como posso imprimir um nome por exemplo com a escrita branca em uma blusa escura, já que a impressora não imprime o branco? Qual técnica deveria usar?

    • Olá, Diego… você pode usar serigrafia ou plotter naqueles vinis termo colantes como nas camisetas de times de futebol.

      ABRAÇO

  16. cesar #

    Olá comprei uma impressora com tinta sublimática + papel sublimático + prensa sublimática , imprimi uma imagem para testar, deixei a prensa conforme recomendado em 200 graus + de 20 segundos e não saiu nem uma mancha sequer , mudei o lado do papel , usei tecido em poliester e nada mesmo o que será ?

    • Estranho, parece ser problema na tinta. No papel e na prensa é mt difícil ser.
      Você esta tentando estampar em que? Só para lembrar que em algodão a sublimação não pega. E se estiver estampando fotoprodutos, eles precisam ter a resina para que a estampa fixe.
      ABRAÇO

  17. Claudinho Ambrózio #

    Boa Tarde.

    Comecei nesse ramo cerca de um mês eu vou usar OBM mais as cores vermelha e preta saem totalmente em desacordo o que seria isso.
    Minha impressora é Epson L210 Bulk Ink Tinta Sublimática o que devo fazer o preto sai meio cinza e o vermelho sai muito escuro.
    Me passa alguma dica sobre transfer e OBM por favor agradeço.

    Parabéns pelo trabalho
    Att Claudinho.

    • E no papel comum sai boa a cor? O jeito é fazer uma recalibração do perfil de cores da sua impressora. ABRAÇO

  18. vanilda #

    olá gostaria de saber se o papel que for imprimido se dá para usar só uma vez ?

  19. fabio #

    o que causa sombra na estampa sublimatica apos a prensagem?

    • Olá… essas sombras, que eu chamo de fantasmas, ocorrem geralmente pelo fato do papel se deslocar quando você abre a prensa, ou pelo fato do que você esta estampando encolher com o calor.

      Se for encolhimento, prense primeiro a peça sem o papel, para que ela encolha primeiro, e depois prense novamente com sua estampa. Caso o fantasma ocorra pois o papel se desloca ao abrir a prensa, tente retirá-lo imediatamente da prensa assim que ela abrir. Se não resolver, cole ele com alguma fita que resista ao calor.

  20. Elomar #

    estou usando papel dark,para estampar em camisas pretas,ñ to com problema de brilho,nem com as cores ,o único problema é o preto q no outro dia fica marrom,vc poderia da um dica ae??

    • Seu desenho esta em CMYK ou RGB? Que impressora esta usando?

  21. tamiris #

    que tipo de papel eu utilizo pra fazer transfer em tecido colorido com qualidade e que tipo de impressora tambem? obrigado

    • Olá… use o mesmo papel. Porém dependendo das cores sairão desconfiguradas já que as impressoras de sublimação não imprimem fundos com tinta branca. Existe ainda a opção de papeis termocolantes como os OBM, mas a qualidade dos que conheci até hoje deixa a desejar no quesito durabilidades.

  22. cleide da cruz vilas boas #

    a sublimação só pode ser usada em camisa poliester. gostaria de saber se pode ser usada em mouse pad tbm. obrigada

    • Olá… sim, inclusive o mousepad que eu estou usando no momento é sublimado.

      ABRAÇO

  23. Renata Pimentel #

    Olá!

    Gostaria de saber qual transfer posso utilizar para imprimir estampas em maiôs de lycra e Helanca, cores escuras e claras. Precisava de um material que fosse resistente e não soltasse e tb não rasgasse. Fiz uns testes com o Dark transfer da Silhouette em um collant de Helanca azul escuro e não obtive sucesso, a estampa soltou e rasgou conforme o uso.
    Agradeço desde já a atenção e aguardo a resposta,

    Renata

    • Também não tive sucesso com esses dark transfers… a qualidade ainda é muito baixa. Para cores escuras o silk-screen acredito ainda que é a melhor opção.

  24. Carol #

    Oi eu posso usar o transfer Dark em tecidos de poliester?

    • Olá… pode sim, mas não entendo o porquê você faria isso, a não ser que deseja estampar malhas escuras. ABRAÇO

  25. wel jackson #

    eu posso faser um fundo branco com emulsao de serigrafia pra sublimar com a prensa termica em camisas escuras? existe emusao resistenti ao calor da prensa?

    • Olá…. você quer dizer fazer um fundo branco com tinta de serigrafia e depois sublimar em cima? Com tinta normal não funciona, você tem que usar uma especial para essa finalidade.

  26. Renan Rosa #

    Olá. Gostaria de saber se há como sublimar em camisetas 100% poliéster cores escuras ” exp :preta, vermelha ”
    Se sim. qual papel ideal a ser utilizado ?
    Dark Transfer ou OBM ?
    Tintas qual seria a ideal ?

    —–

    Há como sublimar camisetas 100% algodão pretas ou brancas ?
    Se sim : Ela deve ser resinada ou pura ? ( as normais )

    E o papel que devo utilizar para tal ?
    tintas ?

    Para camisetas pretas 100% algodão eu devo utilizar quais papeis ?

    Grato desde já, aguardo ansioso.

    • Olá… para algodão e peças escuras a sublimação não é indicada. Acredito que para tudo isso que você deseja estampar seja necessário partir para silk-screen. ABRAÇO

  27. bruno arturb #

    Olá, eu gostaria de sabe se minha impressora imprimir tinta branca, eu nao preciso desse papel especial para tecidos escuros?

    • Nunca testei tinta branca para sublimação nem conheço alguém que já tenha feito funcionar. Se conseguir, deixe seu depoimento aqui. ABRAÇO

  28. josita silva santos #

    já estou no ramo quero receber informações sobre seu produto e como fazer estampas em tecidos escuros de poliester, minhas dúvidas é por que nunca trablhei com esses tipos de sublimação so com tecidos claro.meu número para contato e o seguinte:98-84140662 falar com josita estou aguardando resposta.

  29. Marco #

    Boa noite, estou querendo entrar no mercado de sublimação em chinelos e camisetas, gostaria de uma dica sobre impressoras para usar tintas sublimática, pois me indicarão algumas a Epson XP 214,XP 412, L 110 e a L 210, qual delas seria a mais indicada? E se for possível qual a melhor tinta e papel que devo usar?Há se tem alguma marca de prensa térmica para indicar?

    • Olá… depende do que você usar neles. Tem impressoras com tela de lcd, leitor de cartão de memoria, wi-fi, etc… tudo coisas que eu por exemplo não uso, e não pagaria a mais por isso. Outra coisa, tem modelos com tanque externo de tintas, como é o caso das L110 e L210.

      Outra coisa que você deve levar em consideração é o tamanho da folha que a impressora imprime. Dessas 4 que você mandou pelo que sei nenhuma delas imprime em A3, somente A4. Caso precise fazer produtos maiores, pode ter problemas com isso.

  30. Reynaldo #

    Olá Marco,
    gostaria de saber se é possível fazer duas impressões sublimáticas na mesma camiseta, uma complementando a outra em tamanho? Por exemplo: 2 A4, e se pode ser em momentos diferentes, primeiro uma e depois a outra?
    Desde já, obrigado e parabéns pelo trabalho

    • Olá… pode tentar sim, porém acredito que será muito difícil você conseguir o encaixa perfeito delas. ABRAÇO

  31. vanessa #

    ola estou começando no ramo de estampar camisas,posso estampar camisas escuras de algodao(preto,azul,rosa,etc…) com tinta sublimatica,usando o obm como fundo branco?

    • Sim, é possível fazer. Porém a qualidade e durabilidade de sublimação com o uso de OBM deixa a desejar.

Comente




Cadastre-se para ser membro VIP do site e receber informações exclusivas sobre design de estampas.
* = campo obrigatório
Adicione o código abaixo em seu blog ou site.  
Sobre  serigrafia, sublimação, bordados e aplicações.