Como estampar chinelos e sandálias havaianas

Quer aprender a estampar chinelos / sandálias do tipo Havaianas? Abaixo você encontra o passo a passo de como estampar Havaianas através do processo serigráfico.

O tutorial abaixo é de propriedade da Gênesis e pode ser utilizado somente com fins educativos. É proibido o uso comercial sem autorização da Gênesis. Lembre-se: os tempos e quantidades especificados abaixo são para os produtos da marca Gênesis. Caso utilize outra marca eles podem variar.

PASSO 01:

 

Para estampar em EVA é necessário realizar um tratamento superficial no material para a garantir a ancoragem da tinta Seriplast. Este tratamento é feito com o Halogênesis Primer PP.2500.

PASSO 02:


Deve-se preparar o Halogênesis com 97% do componente A e 3% do componente B (misturar manualmente até completa homogeneização). Fazer uma limpeza com álcool antes de receber o tratamento, caso o substrato possua alguma impureza no seu acabamento.

PASSO 03:


Esta preparação tem um pot-life de 2 a 3 horas. Aplicar com pincel ou esponja de forma uniforme espalhando por toda área que receberá a tinta Seriplast.

PASSO 04:


Aguardar de 20 a 30 minutos (secagem ao ar) antes de receber a tinta. Obs: Utilizar EPI’s durante todo este processo.

PASSO 05:


Serigrafar com tela de 77 a 120 fios/cm com a tinta Seriplast.

PASSO 06:


Deixar secar a tinta aplicada ao ar livre com temperatura ambiente. Sua completa cura é de 72 horas, para total evaporação do solvente.

PASSO 07:


Caso a borracha não seja igual dos chinelos havaianas, recomendamos aplicar o PP.1500

(Primer Promotor de Aderência) da mesma forma que foi aplicado o PP.2500.

OBS: Caso haja necessidade de ajuste de viscosidade na tinta Serilac, indicamos a diluição com Solvente Seriplast ou Retardador Seriplast de 5 a 10%, e catalisada com Catalisador Especial UR263 a 15%. Lembrando que após a catalisação, a tinta terá vida útil de 2 a 3 horas, de acordo com a variação climática. Caso não seja respeitado o processo do passo a passo, a qualidade e durabilidade da tinta aplicada poderá ser comprometido.

Quer saber onde encontrar os produtos do tutorial acima: acesse http://www.genesistintas.com.br

53 thoughts on “Como estampar chinelos e sandálias havaianas

  1. Bom dia!

    Gostaria de saber se a tinta Seriplast recomendada acima tem durabilidade após o uso das sandalias havainas? e depois da aplicação da tinta seriplast precisa passa algum tipo de verniz, ou algo do tipo? Onde encontro os materiais acima recomendados no meu estado RN?

    No aguardo de um breve retorno.

    Atenciosamente

    Karen Henriques

    • Olá, Karen.

      Somos uma comunidade virtual de designers de superfícies (estampas, para ser mais específico), que tem como objetivo somente educar e informar, e não vender produtos. Esses produtos e informações técnicas sobre os mesmos podem ser conseguidos diretamente no site do fabricante dos produtos: genesistintas.com.br.

      ABRAÇO

  2. Boa tarde,
    Gostaria de saber se os senhores têm um curso online de arte gráfica para chinelos, para trabalho com sublimação. A prensa térmica já possuo e a técnica de aplicação já domino.
    Obrigado pela atenção e fico no aguardo.
    Att. Jairon!

    • Olá,, Jairon.

      No momento não dispomos de nada, porém estamos elaborando diversos treinamento voltados para profissionais da área do design de estampas. Fique ligado em nosso site e acompanhe as nossas novidades!

      ABRAÇO

  3. Gostei das informações, e estou também interessado no treinamento ou curso de design de estampa.
    Quanto tiverem essa informação por favor, me comunique. Grato Jessé.

  4. mais uma dúvida, pessoal, gostaria de saber se a possibilidade de impressão de 2 ou mais cores na borracha havaiana. Fico no aguardo da resposta.Jessé

  5. Boa noite. Preciso imprimir a logomarca e a numeração nos meus chinelos tipo havaianas cor única. Qual a tinta indicada e o q mais preciso. Aguardo resposta.

    • Dê uma lida no manual acima produzido pela Gênesis… explica tudo que você precisa, inclusive o nome da tinta.

  6. ola bom dia, quero fazer trabalhos de serigrafia em chinelos tipo havaianas, usei tinta vinilica, mas nao deu certo,o resultado nao foi satisfatorio, gostaria que me endicasse a tinta correta para esse trabalho e um tutorial se possivel, agradeço e aguardo

    • Pretendo estampar chinelo do tipo havaiana em serigrafia, quero comprar a tinta e os produtos corretos, como o primer pp 2500 mais aas tintas.
      Muito obrigado.

  7. Quais dos diferentes tipos de estampar vocês me recomendam? Quero varias estampas.. com detalhes. E que não fiquem ‘duras’. Rs
    Grata.

    • Dê uma olhada na composição dos balões… se eles tiverem no mínimo 50% de poliéster é possível sublimar sim, claro que para isso eles também precisam ser resistentes ao calor. Nada melhor que fazer uns testes antes de investir em equipamento ou fazer uma grande produção.

      ABRAÇO

  8. preciso de informaçoes passo a passo de como usar silk e sublimaçao em sandalia tipo havaiana, quais produtos e deva usar para cada estamparia, agradeço e espero retorno um abraço,

  9. OLÁ, PRETENDO MONTAR UMA FABRICA DE CHINELOS ,E GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA MARCAR AS NUMERAÇÕES.AGUARDO RSPOSTA

    • Olá,

      você vai estampar os chinelos ou fabricar eles? Quando compramos chinelos para estampar, eles já vem numerados.
      Agora se você quer fabricar o chinelo “do zero”, sugiro que entre em contato com alguma empresa do ramo.

      ABRAÇO

  10. Gostaria de saber como estampar a marca e o número do chinelo,qual a tinta devo usar, onde conseguir as telas e se preciso aplicar resina no chinelo ou ele tem que ser com tecido

    • Olá…

      depende da técnica que usar. Podes fazer com serigrafia como neste tutorial ou com sublimação. Funciona em ambos os casos.

      ABRAÇO

  11. Senhores,
    Gostaria de saber se existe fabricante de estampa, para aplicação em borracha, na dimensão de 1,00 m X 1,50 m ou em rolo acima de 1,50 m.
    Att.

  12. OLÁ,COMPREI A TINTA SERIPLAST E O ALOGENISES,MAS PRECISO SABER A QUANTIDADE DA MISTURA DO ALOGENISES PARA USAR NOS CHINELOS E QUAL O TEMPO DE SECAGEM AO PASSAR O ALOGENISES PARA PASSAR A TINTA SERIPLAST…DESDE JÁ OBRIGADO…

    • Olá, Alvaro… para detalhes técnicos, entre em contato com a fabricante da tinta que você comprou. Eles tem técnicos disponíveis que poderão lhe auxiliar gratuitamente por fone ou e-mail.
      ABRAÇO

  13. Olá, por acaso você colocou as tiras invertidas? Na foto a bandeira aparece do lado de dentro do chinelo.
    Forte abraço

  14. Quero iniciar o trabalho em estampas de chinelos me indicaram papel sublimatico so q a estampa ficou fosca e sem vida tm alguma fora de dar brilho nessa estampa feita com papel sublimatico ou vc poderia me indicar outro material

  15. se não usar o primer a tinta se solta do chinelo, e onde posso encontrar
    um revendedor em fortaleza ce

  16. Caso eu não passe o primeiro produto, o que pode acontecer com a estampa, e onde posso comprá-lo ?
    Obrigado!!

  17. Gostaria de saber por que a imagem fica sem brilho e sem contraste no chinelo, mesmo usando tinta sublimática e papel sublimático?

  18. Oi boa noite fiquei em duvida sobre a tela a ser usada no chinelo, qual e indicada a Poliester ou Naylon, outra coisa e a medidas do quadro da tela qual seria a medida pois eu mesmo estou montando as minhas telas, tambem gostaria de saber como aplicar duas cores ao mesmo tempo na tela pois estou com desenhos que requer varias cores se puder me ajudar agradecerei muito obrigado.

    • Olá…
      1 – Poliéster é melhor que nylon.
      2 – A tela deve ser um pouco maior que o maior tamanho de chinelo que você for estampar.
      3 – Para cada cor é ideal usar uma tela diferente. Usar 2 cores na mesma tela nunca é indicado.

  19. ola gostaria de saber qual a tinta propria para chinelos de borracha …. aguardo respostas muito obrigado

  20. já estraguei vária telas e chinelos pois a serigrafia ficaram borradas,gostaria de saber mais e principalmente como limpar a telas ,pois a tinta não quer sair,por favor me ajudem e se vocês souberem a quem eu recorrer aqui em Fortaleza-ce ficaria imensamente agradecida Hilda

    • Olá…. você esta deixando a tinta secar sobre a tela? As tintas nunca podem secar, precisam sempre estar bem úmidas. Quando terminar de estampar limpe logo em seguida a tela.

  21. gostaria de saber qual é o numero de fios mais indicado para se trabalhar com serigrafia em chinelo pois eu comprei o poliéster 120 fios mas a tinta esta secando rápido e a imagem não esta saindo com perfeição a partir da segunda peça o que vc me indica a fazer.

    • Isso depende da arte. Essas telas de 120 fios realmente tem os “buraquinhos” muito finos, o que causa entupimentos, além de serem difíceis de gravar. Porém se a imagem tem muitos detalhes pequenos é necessários utiliza-las.

      Para testar, tente uma tela de 80 fios e veja no que vai dar. Só com testes você vai conseguir descobrir.

      ABRAÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website