Abrir arquivos CDR, AI e EPS no CorelDraw e Adobe Illustrator.

Abrir arquivos CDR, AI e EPS no CorelDraw e Adobe Illustrator.

Quer saber qual o melhor formato para importar arquivos do CorelDraw no Adobe Illustrator?

Para você que as vezes passa dificuldades tentando levar arquivos do Corel para o Illustrator e vice-versa, segue abaixo um método simples de exportar, importar e abrir as principais extensões em ambos softwares de ilustração vetorial.

Leia mais sobre a Eterna briga entre amantes do CorelDRAW e apaixonados por Illustrator. Aproveite veja também qual é o melhor, Corel ou Illustrator?

No Corel

CDR

É o formato nativo dos arquivos de CorelDraw.

AI

Na versão que utilizo atualmente, CorelDraw X5, basta ir em “Arquivo>Abrir…”. Abro com perfeita compatibilidade arquivos do Illustrator CS4 e depois salvo em CDR. Tão fácil que parece mágica.

Caso tenha algum problema para abrir devido a outras versão do Corel ou Illustrator, tente o seguinte:

1- Crie um novo arquivo no Corel.

2- Vá em “Arquivo>Importar…” . No formato de arquivo escolha “AI – Adobe Illustrator” e tente importar seu arquivo.

3- Caso não funcione, vá novamente até “Arquivo>Importar…” e no formato de arquivo escolha “PDF – Adobe Portable Documento Format”.

EPS

No CorelDraw X5 funciona como com os arquivos .AI, basta ir até “Arquivo>Abrir…” e abrir seu arquivo .EPS normalmente.

Caso tenha versões mais antigas do Corel ou do Illustrator, talvez seja necessário o seguinte processo para abrir seu arquivo EPS.

1- Crie um novo arquivo no Corel.

2- Vá em “Arquivo>Importar…” . No formato de arquivo escolha “PS,EPS, PRN – PostScript ” e importe seu arquivo.

No Illustrator

AI

É o formato nativo dos arquivos de Adobe Illustrator.

CDR

Nesta parte que o bicho pega… abrir um arquivo de CorelDraw no Illustrator geralmente é uma tarefa bastante complexa. No Illustrator CS5 você consegue abrir arquivos gerados em versões mais recentes do CorelDraw. Mas se você tem uma versão anterior do Illustrator, ou se o arquivo CDR que quer abrir foi criado em uma versão antiga do Corel, você tem duas opções:

1ª Utilize o site http://filespazz.com/ para converter o arquivo em AI – Adobe Illustrator. Para saber como, acesse o tutorial Converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel.

2ª Exportar seu arquivo CDR em EPS.

1- Abra seu arquivo CDR no CorelDraw.

2- Vá em “Arquivo>Exportar…”, selecione o formato “EPS – Encapsulated PostScript” e exporte.

3- No Illustrator, vá em “Arquivo>Abrir…” e abra seu arquivo EPS.

EPS

Basta ir até “Arquivo>Abrir…” e abrir seu arquivo .EPS normalmente.

CDR, AI e EPS

Abrir arquivos CDR, AI e EPS

Como comentei anteriormente, abrir diferentes tipos de extensão de arquivos vetoriais pode ser um desafio dependendo da versão em que o arquivo foi criado ou será aberto. Como este assunto sempre gera polemicas, escrevi um post intitulado “Converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel”. Dê uma conferida quando tiver um tempinho.




Tags: , , , , , ,

25 comentários Deixe o seu

  1. Andre #

    Será ke dá pra fazer o inverso: .ai em .cdr por meio deste site tbm? Eu tentei, mas kuando seleciono o arkivo, as opçoes de formato somem….

  2. desinger #

    E se eu já tenho o Ai CS5, como abrir o arquivo CDr? sem precisar utilizar o conversor de arquivos que voce sugere em baixar e converter?

  3. Charles Oliveira #

    Olá, pessoal.

    Eu trabalho com plataforma MAC e uso os programas da Adode , mas freqüentemente tenho problemas para converter arquivos. Após ver este post fiz alguns testes, porém continuo tendo dificuldade quando o arquivo possui efeitos de sombra, imagens anexadas ou mesmo quando uso algum de tipo de máscara (clipping mask/power clip). Neste caso, o Corel X5 não abre os arquivos. Em seguida salvei em EPS, mas no Corel o vetor fica “serrilhado”. Tem mais alguma dica pra resolver isso?
    Grato, amigo.

    • Marco Aurélio #

      Bom dia, Charles.

      A tarefa não é fácil, ainda mais quando os arquivos são complexos e cheios de efeitos. Uma dicar é “quebrar” seu arquivo. Por exemplo, digamos que precise resolver o problema com as máscaras, antes de salvar seu arquivo no Illustrator, tire todos os objetos dentro da máscara e recoloque-os no Corel. Sei que é um trabalho duro, mas as vezes é o único jeito. Abaixo segue o link de um artigo que fala nas diferenças e limitações entre diferentes formatos de arquivos vetoriais…. pode ser útil para você:

      http://estampaweb.com/2012/07/como-importar-arquivos-cdr-do-coreldraw-no-illustrator-segundo-a-adobe/

  4. Elder #

    Gostaria e saber qual programa que utilizo para abir arquivos .cdr sem ter o corel instalado, ja tentei varios mas sem sucesso.
    Ja tentei:
    Inkscape, uniconvetor, Xnviewer, entre outros e não da certo.
    Caso conheça algum por favor me mande um help detalhe o arquivo que tenho quem me enviou disse que so abre com o Corel X5 ou X6.
    Obrigado.

  5. Daniela #

    Desde que atualizei meu Corel para a versão X6 os .ai tem vindo sem algumas partes e os eps, mesmo que selecione a opção importar em curvas vem como milhares de bitmaps quebradinhos… alguma sugestão?

  6. carlos roberto plaza #

    como visualisar um arquivo TAP no corel

  7. Raquel #

    Boa tarde,

    estou querendo comprar um MAC Air e as vezes abro alguns arquivos em Corel e Illustrator e gostaria de saber como poderia abri-los no MAC. Você saberia me dizer o que eu poderia fazer? Vi que tem um site da Adobe que tem como baixar, mas será que não é edição de teste?

    Segue o link: http://www.adobe.com/support/downloads/product.jsp?product=27&platform=Macintosh

    Obrigada!

    • Olá, Raquel.

      Até onde eu sei ambos programas existem para Mac. Porém são pagos sim… essa versão para download deve ser somente de avaliação, pois o Illustrator original para Mac é bem carinho.

      ABRAÇO

  8. Tatiane #

    Muito legal sua dica.

  9. Herlen #

    Perfeito…salvou o dia….

  10. Pamela #

    No meu serviço trabalhávamos com o Corel X3, Agora temos o Illustrator CS6. Com a mudança, os arquios cdr q eu precisava trabalhar, exportava em EPS, as vezes, até mesmo em AI, e conseguia editar normalmente. De um tempo pra cá, o illustrator não abre mais os arquivos que exporto do corel nesses formatos, aliás, em formato nenhum. Não sei se desinstalaram algum plugin, mas quando tento abrir um ESP da um erro desconhecido, e quando tento abrir um AI aparece a mensagem: O formato de arquivo Acrobat PDF está enfrentando dificuldades. Expected a dict object.

    • Olá Pamela…

      que estranho, nunca ouvi falar nisso. Já tentou reinstalar o Illustrator? Acredito que se algo foi apagado você conseguirá recuperar.

      ABRAÇO

  11. Oliney #

    Não funcionou.
    Tenho o Corel Draw X5 e Adobe Illustrator CS2, porém baixei alguns arquivos .ai (vetores) da Internet e o Corel não importa (fica “pensando”, com um quadro branco, a tela do Corel trava e “Não respondendo”, daí só sai se encerrar o processo. Já tentei todas as opções acima e salvar pelo Illistrator como EPS, AI, até SVG, mas a imagem ficou horrível.

    • Olá… eu consigo importar no Corel normalmente. Qual as configurações de seu computador? Será que você não esta tendo algum problema com memória que esta trancando seu computador?
      ABRAÇO

  12. Jairo Botão #

    De nada adiantaria a internet sem informações preciosas quanto as suas.
    Obrigado, foi de muita valia.
    Abraço
    Jairo Botão

  13. Filipa #

    Bom dia,

    Tenho uma amiga fazendo um trabalho de ilustração para a empresa onde trabalho. Essa ilustração será utilizada pelo designer da minha empresa para criar panfletos e outras comunicações, mas ele gostaria de poder realizar uma ou outra alteração no ficheiro… e é aqui que está tudo a complicar!

    A minha amiga trabalha com o Illustrator CS6 (em MAC). O designer da minha empresa trabalha com Corel 12 e x3.

    Existe alguma forma de ele conseguir abrir o .ai, no Corel? Ela tem de gravar com alguma especificação? Já tentamos pdf (não abre); eps (fica tudo desformatado); e .ai numa versão baixa (em cs4, e mesmo assim não abriu).

    Será que alguém me pode ajudar?

    Muito obrigada!

    • Olá… as versões mais recentes do Corel importam arquivos .AI. Tente também, na hora de escolher o formato da importação escolher PDF… as vezes isso funciona.
      Outra opção é exportar no Illustrator como EPS e importar no Corel.

      ABRAÇO

  14. Daniela #

    Tenho um ficheiro em eps e quero abrir no illustrator, já tentei de varias maneiras e não estou a conseguir, o ficheiro não abre mesmo exportando no illustrator. Haverá outra forma para abrir este ficheiro?

    • Olá… deveria funcionar, pois o Illustrator abre EPS tranquilamente. Tentou abrir no Photoshop já?
      Se não funcionar, ou o arquivo EPS esta corrompido ou seu Illustrator não esta atualizado.

  15. nelson #

    Olá,estou tentando abrir arquivos em AI e eps no corel…e quando realizo o procedimento acima…aperece a mensagem ”the file is corrupted”…o q acontece?Com resolver esta questão de arquivo corrompido?

    socoorro, grato.

    • No Illustrator eles abrem normalmente? Você precisa antes de mais nada descobrir se os arquivos realmente não estão corrompidos.
      Quando for importar um AI no Corel tenta usar a forma de importação de PDF ao invés de AI… teste e me diga o que aconteceu.

Comente




Cadastre-se para ser membro VIP do site e receber informações exclusivas sobre design de estampas.
* = campo obrigatório
Adicione o código abaixo em seu blog ou site.  
Sobre  serigrafia, sublimação, bordados e aplicações.